As principais novidades do setor agrícola chegam à AGRO 2016

O Parque de Exposições de Braga volta a acolher mais uma edição da AGRO – Feira Internacional de Agricultura, Pecuária e Alimentação, de 31 de março a 3 de abril.

agro

Naquela que é a 49ª edição da feira, a AGRO reúne um total de 250 expositores e reforça o programa de seminários e conferências a pensar nos profissionais do setor.

A inauguração oficial do evento está agendada para as 16h00 de dia 31, com a presença do ministro da Agricultura, das Florestas e do Desenvolvimento Rural, Luís Capoulas Santos.

Considerada a melhor e maior feira do setor na região Norte de Portugal, a AGRO «volta a investir numa programação com seminários e conferências, fruto de protocolos de cooperação entre a InvestBraga e várias entidades, orientados para a formação dos profissionais agrícolas e pecuários», salienta a organização em comunicado. 

O programa conta com sete seminários que vão abordar áreas como a sustentabilidade florestal, o futuro da produção pecuária, o setor da produção de carne em Portugal, o empreendedorismo para a agricultura e as atividades agrícolas com potencialidades para a região. Os profissionais do setor, assim como potenciais empresários, podem ainda assistir ao seminário “Como criar um negócio de sucesso”.

Além de marcar presença no momento de inauguração da AGRO, Capoulas Santos, vai estar presente para fazer o encerramento de dois seminários: “Produção Pecuária – Que Futuro?” organizado pela CNA - Confederação Nacional de Agricultura, e pela APPLC - Associação Portuguesa de Produtores de Leite e Carne, agendado para dia 31 de março, e “Produção de Leite no Entre-Douro e Minho: Questões da atualidade”, organizado pela Cofagri, no dia 1 de abril.

Com a presença de expositores dos vários setores orientados para os profissionais da agricultura e pecuária, a AGRO regista um crescimento da componente florestal, que se traduz na ocupação de 20% da área exterior do certame, verificando-se também um crescimento de 15% na vertente do equipamento agrícola. A edição de 2016 regista ainda um incremento na área financeira, com seis instituições presentes, quatro das quais pela primeira vez.

Grande atração do evento são também os concursos pecuários, fazendo parte do programa desta edição seis competições, nomeadamente: Concursos pecuários das Raças Arouquesa, Maronesa e Minhota, assim como o VI Concurso Pecuário da Raça Cachena, o 4º Concurso Regional da Raça Holstein Frísia e o 28º Concurso Nacional da Raça Barrosã.

Com um programa complementar, orientado para os públicos urbanos, o certame dá ainda destaque à gastronomia, com um salão gourmet, tasquinhas e vários restaurantes de carnes DOP, e aos espetáculos musicais dos Átoa, Diabo na Cruz e Sons do Minho.

A pensar nos mais pequenos a exposição integra ainda um novo espaço: “Escola da Terra” uma área pedagógica para que as crianças tenham um primeiro contacto com setor primário, através de experiências interativas.

De 31 de março a 3 de abril, a AGRO «volta mais uma vez a contribuir para o desenvolvimento do setor e reforçar a qualidade e presença dos profissionais na mais importante e maior Feira de Agricultura, Pecuária e Alimentação do Norte de Portugal, a única do país a integrar a Eurasco – European Federation of Agricultural Exhibitions and Show Organizers», considera a organização.

Saiba mais sobre a Feira AGRO 2016 aqui:

Confagri promove seminário sobre produção de leite na região Entre-Douro e Minho

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip