Alentejo: Esporão arrenda à canadiana Tilray 20 hectares para plantação de canábis

A empresa nacional de vinhos e azeites Esporão cedeu 20 hectares de espaço de cultivo, no Alentejo, à multinacional Tilray, especialista em pesquisa, cultivo, produção e distribuição de canábis medicinal.

Texto: Ana Catarina Monteiro

A Tilray, empresa sediada no Canadá, anunciou um acordo entre a sua subsidária portuguesa e a produtora de vinhos Esporão que determina a cedência de 20 hectares de terreno para cultivo de canábis no Alentejo.

Esta área vem juntar-se ao atuais cinco hectares que a Tilrey Portugal detém em um campus em Catanhede (Coimbra), onde procede à produção, interior e exterior, de canábis. O campus de dimensão europeia apresenta ainda uma área de 6500 metros quadrados para fabrico, processamento e pesquisa.

O terreno de cultivo no Alentejo destina-se ao crescimento da cultura ao ar livre, sendo que a plantação foi já realizada em julho e a respetiva colheita está prevista para o outono de 2019. Segundo a Tilrey, em comunicado, a Esporão fornecerá "suporte operacional e técnico a uma equipa de especialistas da Tilray, incluindo horticultores, produtores e gestores de qualidade".

No Alentejo, a Tilray procederá à secagem de materiais de canábis medicinal, os quais serão depois transportados para o campus da Tilray em Cantanhede para processamento, produção e distribuição "em toda a Europa e outros mercados internacionais".

«Estamos orgulhosos por expandir a nossa capacidade de produzir produtos médicos de canábis de alta qualidade na Europa, usando métodos inovadores de cultivo ao ar livre», afirmou Sascha Mielcarek, managing director da Tilray para a Europa.

Em maio de 2019, a Tilray Portugal recebeu a sua licença de fabricação e certificação em Portugal, permitindo que a empresa fabricasse e exportasse canábis seca com certificação GMP (Good Manufacturing Practice) como substância ativa para produtos médicos.

Até hoje, a Tilray investiu aproximadamente 20 milhões de euros no campus de Cantanhede, que serve também como um "centro de apoio aos esforços de investigação clínica e desenvolvimento de produtos por toda a Europa", explica a Tilray. As instalações, inauguradas em abril deste ano, empregam mais de 150 pessoas.

Leia também: Infarmed autoriza Holigen a plantar canábis em Aljustrel

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip