Infarmed autoriza Holigen a plantar canábis em Aljustrel

O Infarmed autorizou a plantação de canábis em Aljustrel pela australiana Holigen, cujo negócio está em vias de cair na totalidade nas mãos da Flowr.

Texto: Ana Catarina Monteiro

A Holigen Holdings Limited recebeu autorização do Infarmed para a plantação de canábis em Aljustrel, por intermédio da subsidiária RPK Biopharma.

A empresa encontra-se agora prestes a deter todas as licenças necessárias para operar na produção, extração e fabrico de canábis em Aljustrel, projeto que foi designado como um Projeto de Interesse Nacional (PIN) pelo Governo português.

O plano consiste em construir e operar um local de cultivo de canábis na propriedade com mais de 650 000 metros quadrados e com uma capacidade potencial anual combinada de flores secas de canábis de aproximadamente 500 000 quilogramas.

Além das operações de cultivo, prevê-se que Aljustrel inclua instalações de processamento e fabrico construídas segundo as especificações de Boas Práticas de Fabrico (GMP), que deverão apoiar planos de distribuição de produtos medicinais e API em mercados na Europa, Austrália e Ásia.

Este projeto faz parte do investimento de 45 milhões de euros que a Holigen pretende aplicar na produção de canábis medicinal em Portugal, durante os próximos quatro anos, esperando criar neste período 200 postos de trabalho. Além das instalações de Aljustrel, a empresa está presente também em Sintra (com um espaço de 21 500 metros quadrados).

“A autorização do Infarmed para plantar canábis em Aljustrel é um marco importante no desenvolvimento deste projeto, que é um pilar nos nossos esforços para servir o mercado mundial de canábis medicinal. Aljustrel é uma das maiores licenças de cultivo exterior de THC no mundo desenvolvido e será instrumental no fornecimento em larga escala e a baixo custo de extrato de canábis para ingredientes farmacêuticos ativos (API) e óleos no mercado europeu”, comentou Vinay Tolia, CEO da Flowr.

Por sua vez, a Flowr, empresa canadiana que detém ainda uma participação minoritária (19,8%) na Holigen mas está em processo de aquisição da totalidade da empresa, recebeu também uma licença de exportação, por parte da instituição Health Canada, que lhe permite enviar uma remessa inicial de clones de canábis para Portugal a partir do seu campo em Kelowna (Canadá).

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip