AJAP promove ciclo de conferências “Jovem Agricultor”

A AJAP - Associação dos Jovens Agricultores de Portugal promove, ao longo dos próximos meses, o “Ciclo de Conferências - Jovem Agricultor”, levando a sete concelhos de Portugal Continental e da Região Autónoma da Madeira o debate sobre as oportunidades do PDR2020, a análise de peritos em Investimento Agrícola e testemunhos locais de entidades, empresas e jovens agricultores de sucesso.

ajap

Caminha, Faro, Peso da Régua, Nelas, Estremoz, Funchal e Lisboa são os locais por onde passará a iniciativa.

A primeira conferência realiza-se a 21 de abril, em Caminha, no Teatro Valadares, às 14h30, em parceria com a Câmara Municipal de Caminha e o Crédito Agrícola do Noroeste.

Neste evento estará presente o secretário de Estado da Agricultura e Alimentação, Luís Vieira, que irá presidir à sessão de abertura da Conferência.

Os oradores convidados são Miguel Freitas, conhecido especialista em assuntos agrícolas europeus, Pedro Santos, consultor de projetos de investimento agrícola da empresa Consulai, e José Martins, Jovem Agricultor da empresa Raiz da Terra.

«O novo programa PDR 2020 já começou e, neste momento, urge unir esforços, convergir estratégias e objetivos, continuar a apostar de forma sólida e responsável no rejuvenescimento do setor agrícola, e organizar o mais possível as diferentes formas de comercialização das produções dos nossos agricultores. Consciente destas dificuldades e das oportunidades que se colocam aos agricultores, nomeadamente aos Jovens, a AJAP lança este ano o seu primeiro “Ciclo de Conferências – Jovem Agricultor”. Queremos debater, analisar e encontrar soluções num debate amplo e aberto, onde além de especialistas, o público em geral também é convidado a participar», afirma Firmino Cordeiro, Diretor-geral da AJAP.

Miguel Alves, autarca de Caminha e anfitrião da primeira Conferência considera que «é uma distinção para o concelho de Caminha acolher a iniciativa, em primeiro lugar porque a AJAP é a entidade que mais se tem preocupado em promover o empreendedorismo dos jovens que na agricultura procuram o seu modo de vida, em segundo lugar, porque os temas da conferência, certamente, estimularão o interesse dos jovens do concelho, e mesmo do Alto Minho, pela atividade agrícola».

O setor agropecuário do Alto Minho dá mostras de dinamismo, com novas iniciativas a surgirem nos últimos anos e algumas com grande sucesso, nomeadamente nas áreas da horticultura e da floricultura em estufa ou ainda da kiwicultura.

«Caminha tem condições no domínio da agricultura para proporcionar aos jovens uma atividade rentável. É necessário que a opção se faça nas culturas que melhor se adaptem em termos ecológicos e de estrutura da propriedade. Consciente disso, o Município tem promovido uma série de encontros/debate dirigidos para atividades que pensamos ser boas opções – pequenos frutos, kiwi, horticultura, transformados de porco. Têm sido debates muito participados e estamos certos que, com este evento da AJAP no concelho de Caminha, novas iniciativas surgirão», conclui o autarca de Caminha.

O “Ciclo de Conferências – Jovem Agricultor” tem o patrocínio da Caixa Central de Crédito Agrícola Mútuo, do Crédito Agrícola Seguros, da Epagro e da Magos Irrigation Systems. 

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip