Agroalimentar: AEP continua ativa na internacionalização

Missões e feiras até ao fim do mês, a associação está com 68 empresas em quatro países: Irão, Dubai, Timor-Leste e Cuba.

agroalimentar

Até ao fim do mês a Associação Empresarial de Portugal (AEP) estará com 68 empresas portuguesas em quatro ações de promoção da oferta nacional além-fronteiras. E em países tão diferentes como o Irão, Dubai, Timor Leste e Cuba.

«O dinamismo da atividade associativa na área da internacionalização reflete a aposta estratégica que vem sendo feita, nos últimos anos, na proximidade aos associados e no serviço às empresas, tenham elas vínculo associativo ou não.

Só no ano passado, a AEP concretizou 38 ações de promoção das empresas, produtos e marcas portuguesas tendo em vista o incremento das exportações e o apoio às PME em processo de internacionalização», diz a AEP.

Feito o balanço anual, «realizaram-se 13 missões multissetoriais, registou-se a participação em 20 feiras de negócios no estrangeiro, entre elas, o agroalimentar, e organizaram-se quatro missões inversas e uma “market week”, formato que combina uma mostra com momentos de degustação de produtos gourmet portugueses, reuniões B2B e contactos com líderes de opinião».

No final, o trabalho desenvolvido pela equipa da AEP Internacionalização «aproveitou a 263 empresas, responsáveis por 316 participações nos eventos realizados»

Para este ano, o programa “Business on the way” terá seguimento e deverá chegar às quatro dezenas de ações, abrangendo 27 mercados.

«Arrancou com a participação de nove empresas na segunda maior feira médico-hospitalar do mundo, a Arab Health, no final de Janeiro, e prosseguiu, já neste mês, com uma missão empresarial a Moçambique, com sete empresas, ligadas a setores tão distintos como materiais de construção, máquinas e equipamentos para a indústria, tecnologias de informação e comunicação e transformação de papel e cartão.

Destaque, no Agroalimentar, para a edição deste ano da Gulfood, no Dubai, Emirados Árabes Unidos, em que a AEP «serve de veículo à participação colectiva de 22 empresas, dos setores de alimentação e bebidas e de equipamento para hotelaria e restauração. Trata-se da nona participação consecutiva da AEP no certame, um dos mais importantes a nível mundial para a indústria agroalimentar e o canal Horeca, que decorrerá até à próxima semana».

Fonte: Económico 

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip