Agriminho lança seguro de preço para a cultura do mirtilo

«Mirtilo – Seguro de Preço “Preço mínimo garantido”». Assim se designa o mais recente programa da Agriminho e que se justifica porque, acredita a entidade, «Portugal tem capacidade de se tornar um produtor de mirtilo de referência a nível mundial em termos de qualidade e quantidade».

mirtilo

«É também convicção que a nível internacional o consumo continuará a ser superior à produção, de modo que o bom trabalho continuará a ser bem pago», refere a Agriminho em comunicado.

Os seguros de preço visam garantir ao produtor uma compensação caso o preço da sua produção baixe de certo nível de referência previamente contratado. No caso específico, a Agriminho, «mediante as condições contratuais estabelecidas pela empresa, garante o preço médio mínimo de 4,75€/kg para a fruta de mirtilo entregue a granel durante o período de abril a outubro de 2016 na cooperativa MinhoBerrycoop».

Com este seguro, ainda em ano experimental, «os produtores que aderiram ao programa ficam com a certeza de, caso o preço médio de compra da sua fruta seja inferior ao valor pré estabelecido a diferença será financeiramente coberta por fundos da Agriminho garantidos em parceria com uma instituição bancária», informa.

Por fim, realça a Agriminho, «trata-se de um sinal de confiança dado à fileira e para muitos a garantia que faltava para terem consciência que não só vale a pena cultivar mirtilo como, sobretudo, vale a pena produzir bem».

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip