Agricultura escocesa quer manter-se na UE

escocia

No momento em que se aproxima o referendo de 2017 no Reino Unido, sobre a permanência ou não do país na União Europeia (UE) e em que cresce o movimento para uma eventual saída, o Secretário Escocês da Agricultura, vem afirmar que «é crucial a permanência do Reino Unido na UE para a agricultura escocesa».

Esta afirmação vem no seguimento de um estudo, que vem mostrar que uma parte significativa do rendimento do agricultor escocês continua a vir dos subsídios comunitários.

O ano de 2015 foi muito difícil para a agricultura daquela região, devido, não só à volatilidade dos mercados, mas também às más condições atmosféricas, tendo sido afetados, sobretudo, os produtos de leite.

Neste quadro comunitário, a agricultura escocesa vai beneficiar de 4,5 mil milhões de euros de ajudas comunitárias e o setor leiteiro já beneficiou, no ano passado, das ajudas comunitárias de emergência do “pacote” de 420 milhões de euros.

O continente europeu é, também, o principal destino das exportações de bebidas e produtos alimentares escocesas, com mais de 70% do valor global de exportação.

Fonte: Agroinfo 

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip