Agricultura diz que planos de vigilância e rastreio à BSE estão a ser aplicados

O ministério português está a acompanhar o caso diagnosticado em França de BSE, mas diz ser um caso isolado. E assegura que em Portugal estão a ser aplicados os planos de vigilância e rastreio permanente à BSE.

bse

O Ministério da Agricultura, tutelado por Capoulas dos Santos, diz estar a acompanhar o caso de BSE (encefalopatia espongiforme bovina) detetado em França. 

Mas vai dizendo tratar-se de um caso «isolado» e «idêntico a outros que têm sido registados em diversos Estados-membros ao longo dos últimos, cada vez mais esporadicamente». 

Em comunicado, o Ministério da Agricultura diz, no entanto, estar a «acompanhar este caso, da mesma forma que acompanha todos os outros», continuando em Portugal a ser aplicados «os planos de vigilância e rastreio permanente à BSE».

O Ministério da Agricultura acrescenta que Portugal está na lista dos países com o mais elevado nível de segurança da OMSA – Organização Mundial de Saúde Animal.

Recorde-se que a 24 de março, França confirmou um caso de BSE num bovino de cinco anos de raça salers em Ardenas. «A deteção deste caso isolado atesta a eficácia do nosso sistema de vigilância em França ao longo de toda a cadeia alimentar», optou por afirmar o Ministério da Agricultura, tutelado por Stéphane Le Foll.

Fonte: Jornal de Negócios

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip