Agricultores prejudicados pelo granizo recebem crédito de um milhão de euros

O Governo garantiu que será criada uma linha de crédito de “um milhão de euros” para apoiar os agricultores do concelho de Mogadouro (Bragança), cujas culturas foram afetas pelo granizo que caiu a 13 de julho.

Granizo

Texto: Ana Catarina Monteiro

O anúncio foi feito esta segunda-feira (22 de julho) pelo secretário de Estado da Agricultura e Alimentação. A linha de crédito a ser criada para apoiar os agricultores prejudicados pela queda de granizo «terá quatro anos de duração e um ano de carência», disse Luís Vieira à Agência Lusa.

«O que significa que no primeiro ano não haverá amortização de capital, havendo apenas pagamentos de juros. Esta linha de crédito de um milhão de euros é garantida pelo Estado».

No concelho de Mogadouro, a trovoada seguida de granizo, no último dia 13 de julho, afetou 700 agricultores em todo o concelho, numa área de cerca de mil hectares de produções agrícolas diversas.

Esta medida vem juntar-se ao apoio já anunciado para as culturas de vinha: um apoio de 15 euros por hectare. Estima-se que cerca de mil hectares de vinha foram afetados pelo mau tempo em Mogadouro.

A linha de crédito agora anunciada destina-se não só aos produtores de vinha, mas também ao amendoal e olival, ou outras culturas permanentes que foram afetadas.

€300 milhões em 3 anos para agricultores de Bragança

«Os agricultores de todo o distrito de Bragança, nos últimos três anos, receberam apoios de 300 milhões de euros, o que dá uma média de 100 milhões de euros por ano. O concelho de Mogadouro, desses 300 milhões de euros, recebeu nesses três anos 40 milhões de euros, que dá 13 milhões de euros anualmente. No ano de 2019, o montante será praticamente idêntico», contabilizou o secretário de Estado numa visita ao concelho afetado pelas condições climáticas atípicas.

O presidente da câmara de Mogadouro, Francisco Guimarães, disse que o Governo respondeu em parte às solicitações. «Os agricultores têm de estar mais atentos aos seguros de colheitas. Contudo, estivemos sempre ao lado dos agricultores, mas temos de trabalhar, sempre, com mecanismo legais», frisou o autarca.

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip