ADVID e Quercus unem-se em projeto de proteção da biodiversidade em Viticultura

A ADVID – Associação para o Desenvolvimento da Viticultura Duriense foi convidada pela Quercus a participar num novo projeto de âmbito europeu, intitulado “Parceria Europeia para a Proteção da Biodiversidade em Viticultura”, que teve início em setembro de 2015.

viticultura

Trata-se de uma parceria entre organizações de diversos países para fortalecer os conhecimentos e boas práticas do setor vitivinícola na proteção da biodiversidade.

A perda de biodiversidade é, a par das alterações climáticas, um dos maiores desafios dos tempos atuais. Um enorme número de espécies está sob grandes pressões e muitas delas estão ameaçadas de extinção.

Além disso, na Europa e noutros locais, dois terços dos ecossistemas estão em perigo, devido à sobreexploração. A agricultura é apontada como uma das principais atividades responsáveis pela perda de biodiversidade.

Vários estudos têm-se debruçado sobre a relação entre modos de produção agrícola e impacto da paisagem sobre a biodiversidade, destacando-se no caso da Região Demarcada do Douro, os projetos dinamizados pela ADVID EcoVitis e BioDivine.

O conhecimento que tem sido recolhido neste e noutros estudos é, porém, pouco conhecido por parte da maioria dos viticultores da Região, sendo frequentemente abordado de forma inadequada em contexto de formação agrícola.

Além disso, a maioria dos agricultores não recebe aconselhamento específico sobre este tema nas suas explorações. Como consequência, os métodos de produção não são suficientemente adaptados à proteção da biodiversidade.

“Parceria Europeia para a Proteção da Biodiversidade na Viticultura” é, desta forma, o projeto europeu Erasmus+ que envolve 8 parceiros de 4 países europeus:

- Alemanha- Bodensee-Stiftung, Global Nature Fund e Ecovin-Federal Association of Organic Viticulture

- Espanha- Fundación Global Nature e La Union

- Portugal- QUERCUS e ADVID

- Turquia- Rapunzel Organik Tarim Urunleri

A iniciativa é coordenada pelo parceiro alemão Bodensee-Stiftung.

Este projeto tem a duração de três anos (2015-2018) tendo como principais objetivos:

- Desenvolver material informativo sobre biodiversidade (ex. folhetos, guias de identificação, guias de boas práticas para a biodiversidade, programa “Roadmap” para a biodiversidade);

- Promover o intercâmbio de experiências e boas práticas para a biodiversidade implementadas entre as organizações parceiras dos quatro países;

- Desenvolver módulos de formação dirigidos a viticultores e técnicos que trabalham em viticultura biológica, com o objetivo de fomentar boas práticas para a conservação da biodiversidade nas suas explorações;

- Através da realização de um questionário (Check biodiversidade), identificar potenciais impactos negativos que resultam da implementação de certas práticas vitivinícolas;

- Adaptar práticas vitícolas por forma a fomentar a biodiversidade da exploração agrícola. 

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip