Adega de Borba: metodologia Kaizen gera aumento de 13% de produtividade

Aumento de 13% de produtividade na área da Produção e de 12% de produtividade na área da Logística.

São estes os resultados mais evidentes da aplicação da Metodologia Kaizen na Adega de Borba.

Inserido no âmbito do Projeto “Mais Indústria + Produtividade”, da Associação Industrial Portuguesa (AIP), e em parceria com o Kaizen Institute, a Adega de Borba iniciou a implementação deste programa de melhoria contínua, originário do Japão, em janeiro de 2014, com o objetivo de reforçar os seus níveis de competitividade.

O projeto teve enfoque nas áreas da Produção, Planeamento, Logística, Manutenção e Compras, estendendo-se posteriormente às áreas de suporte (Marketing, Adega, Serviços Administrativos e Financeiros).

«Um ano e meio depois, os resultados demonstram o sucesso da implementação desta metodologia: diminuição das horas extra em 18%, aumento de 13% da produtividade na área da produção e aumento de 12% da produtividade na área Logística», refere ‎Helena Ferreira, Diretora de Produção e Qualidade da Adega de Borba.

Mantendo a sua estratégia em estar na vanguarda da mudança, a Adega de Borba apostou no programa Kaizen com vista a garantir uma maior eficiência nos diversos processos de trabalho do dia-a-dia, eliminando e reduzindo desperdícios e diminuindo custos.

Alguns dos principais objetivos cumpridos foram melhorar a eficiência das linhas de produção, aumentar a matriz de competências das equipas, a normalização de processos e promover a auditoria de suporte à prática da melhoria contínua.

Helena Ferreira acrescenta ainda que «este foi um passo importante para a Adega de Borba, na medida em que a Metodologia Kaizen veio permitir consolidar aquele que é o nosso maior objetivo: fornecer um produto de qualidade aos nossos consumidores e um serviço de excelência aos nossos clientes».

Uma das características do projeto “Kaizen” é também a envolvência de todos os colaboradores, ou seja, o próprio facto de terem sido envolvidas todas as áreas e todos os colaboradores da Adega de Borba gerou uma mudança cultural e comportamental, originando ações de melhoria contínua por parte de todos.

Amplamente aplicado e seguido internacionalmente na reestruturação e otimização dos processos produtivos, a Filosofia Kaizen é um modelo japonês de melhoria contínua, sendo que Kaizen significa mudar para melhor, todos os dias, em todas as áreas da empresa, envolvendo todos os colaboradores.

A filosofia de Melhoria Contínua pressupõe alguns aspetos-chave, que devem ser interiorizados por todos os colaboradores, como, por exemplo, ver nos problemas oportunidades de melhoria, apostar na mudança de pequenas rotinas, questionar tudo sem paradigmas ou eliminar/reduzir desperdícios, entre outros.

Fonte: Lusa

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip