A importância das soluções tecnológicas para a sustentabilidade na Agricultura

A Comissão de Agricultura do Parlamento Europeu aprovou um relatório de iniciativa, salientando a inovação tecnológica (engenharia genética, a mecanização e digitalização) na agricultura, com o intuito de tornar as culturas mais produtivas e sustentáveis.

agricultura

A demanda global por alimentos deverá aumentar 70% até 2050. A escassez de terras disponíveis, a degradação do meio ambiente, a escassez de água, o aumento da procura de energia e o surgimento de novas pragas e doenças, são factores de preocupação para a agricultura a nível mundial.

Na opinião dos eurodeputados, a utilização de práticas inovadoras, como a agricultura de precisão e tecnologias mais recentes, incluindo as utilizadas por satélite, vai levar a uma produção mais sustentável e a uma utilização mais eficiente da água e de outros recursos, aumentando assim o rendimento dos agricultores.

A agricultura de precisão e a integração de tecnologia digital também ajudam a atrair jovens para a agricultura europeia e estimular o crescimento e a criação de emprego.

A legislação da União Europeia deve permitir aos agricultores e produtores pecuários fazer melhor uso dos recursos genéticos para preservar a biodiversidade e inovação no desenvolvimento de novas variedades, apostando, por exemplo, no desenvolvimento de raças locais adaptadas ao seu ambiente local.

Fonte: Agroinfo

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip