XXIX Congresso da FEFAC acontece a 25 de setembro

O XXIX Congresso da FEFAC terá lugar, pela primeira vez, como uma sessão totalmente digital (livestream), já no próximo dia 25 de setembro (9h30-11h00 CET), em parceria com a BFA, a congénere belga da IACA.

FEFAC

O tema central do congresso será “O Roteiro para um sector da alimentação animal e da pecuária neutra em carbono”.

Por outro lado, a FEFAC apresentará a sua Carta de Sustentabilidade dos Alimentos para Animais 2030, fornecendo à indústria da União Europeia uma resposta aos objetivos do Green Deal que afetam a produção de alimentos para animais e de produção pecuária da UE.

A Carta, que foi assinada pela IACA,  inclui cinco ambições que abordam objetivos específicos relacionados com o Pacto Ecológico Europeu:

  • Alterações climáticas: Redução das emissões de GEE através da promoção da utilização do PEFCR Feed e da Base de Dados GFLI (medição pegada ambiental)

  • Economia circular: Aumento da utilização de coprodutos e alimentos para animais não comestíveis

  • Biodiversidade: Modernização das Orientações de Abastecimento de Soja do FEFAC para facilitar a transição para cadeias responsáveis e sem desflorestação no fornecimento de soja

  • Sistemas alimentares sustentáveis: Otimização da eficiência dos nutrientes

  • Resistência antimicrobiana: Soluções de nutrição animal para apoiar a saúde animal & bem-estar

A Carta de Sustentabilidade contém ações concretas do sector dos alimentos para animais a nível da UE e a nível nacional, com soluções de nutrição animal que podem ajudar a aumentar a sustentabilidade das explorações pecuária. Destinam-se a dar respostas significativas às expectativas crescentes do mercado, bem como a aumentar as exigências sociais na UE e a nível global.

No caminho para 2030, a FEFAC vai publicar anualmente Relatórios de Progresso da Carta de Sustentabilidade dos Alimentos para Animais, com base em indicadores robustos de sustentabilidade do setor, para medir a forma como os seus membros estão a implementar ações, específicas e com impacto, na cadeia de fornecimento de alimentos.

O Congresso apresenta um debate ao vivo entre Michael Scannell (Comissão Europeia), Pekka Pesonen (COPA/COGECA), Philippe Weiler (Lidl Bélgica), Preben Sunke (Danish Crown) e Jean-François Timmers (WWF) sobre o Green Deal e as expectativas de mercado para a indústria da alimentação animal e pecuária europeias. O debate será moderado pela jornalista Rose O’Donovan (Agrafacts).

No lançamento do evento, o Presidente do BFA, Dirk van Thielen afirmou: «Queremos contribuir para o importante debate público sobre a sustentabilidade dos alimentos para animais, também no espaço digital, fornecendo soluções significativas para o desenvolvimento sustentável do setor pecuário europeu. Estou extremamente orgulhoso de receber um painel de especialistas de “alto nível” no nosso Congresso conjunto FEFAC & BFA».

O Presidente da FEFAC, Asbjørn Børsting salientou que: «Apreciamos muito o diálogo aberto com os nossos parceiros na cadeia de valor e autoridades públicas, que estão dispostos a ajudar a indústria europeia de alimentos para animais na definição das prioridades certas, permitindo-lhe explorar plenamente os seus conhecimentos como líder global em soluções inovadoras de nutrição animal para apoiar os nossos clientes pecuários. Consideramos que a Carta de Sustentabilidade da FEFAC 2030 é um marco neste processo, elevando a fasquia para um nível mais elevado».

O XXIX Congresso da FEFAC pode ser seguido gratuitamente. No entanto, as inscrições são obrigatórias.

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip