World Fresh Forum acontece entre 13 e 16 de outubro

A 12ª edição da Fruit Attraction receberá, pelo quarto ano consecutivo, o World Fresh Forum, que apresentará as oportunidades de negócios e desafios comerciais existentes nos países convidados nesta edição: China, Japão, Estados Unidos, Índia e Emirados Árabes Unidos. Organizado pela Secretaria de Estado do Comércio, ICEX - Espanha Exportação e Investimentos, IFEMA e FEPEX, o World Fresh Forum será realizado em cinco sessões entre os dias 13 e 16 de outubro.

World Fresh Forum

O primeiro dia, 13 de outubro, será dedicado ao mercado da China. O mercado de frutas na China está em pleno crescimento e a capacidade de produção agrícola em expansão significativa, com aumento de 15% no período 2012-2017 e crescimento médio de 2,8%. As exportações espanholas para a China cresceram a uma taxa média de 146,38% nos últimos quatro anos, passando de apenas 1,3 milhões de euros, em 2014, para mais de 49 milhões de euros em 2018. Atualmente, a Espanha tem protocolos em vigor para a exportação de citrinos (laranja, limão, tangerina e toranja), frutas de caroço (pêssegos, nectarinas, paraguaios e ameixas) e, desde novembro de 2018, também para uvas de mesa.

Nesta sessão, serão abordados temas como "Condições regulatórias de acesso ao mercado chinês: MAPA + SEC" com Miguel Ángel Martín, subgerente geral do MAPA, e Daniel Cascales, subgerente geral de Bens do MINCOTUR. A segunda apresentação inclui o tema “Oportunidades para o setor hortofrutícola no mercado chinês”, de Aitor Mate, conselheiro económico e comercial da Espanha em Cantão, importador/distribuidor selecionado pela OFECOME.

No dia 14 de outubro a conferência terá como foco o Japão e os Estados Unidos. Pela manhã será realizada a reunião de negócios relacionada ao Japão. O mercado de frutas no Japão está a crescer, apesar da pandemia. Além disso, o Acordo de Livre Comércio entre a UE e o Japão abre novas oportunidades para empresas do setor, que serão analisadas nesta sessão. Isso abre uma etapa que oferece oportunidades de grande potencial para a exportação de frutas com protocolos já firmados.

É essencial conhecer profundamente o funcionamento do setor e as procuras específicas dos importadores de frutas. Tudo isso será analisado pelos chefes de Administração, tanto o MAPA quanto o MINCOTUR e o OFECOME da Espanha em Tóquio e os importadores que participarão do webinar.

À tarde será realizado o encontro com os Estados Unidos. O mercado de frutas nos Estados Unidos está em plena expansão, dentro da tendência mundial de maior procura pelo produto. É imprescindível aprofundar a operação do setor para que seja analisado nas mãos dos responsáveis ​​pela Administração, tanto do ponto de vista regulatório, quanto do ponto de vista da promoção comercial a cargo dos escritórios económicos e comerciais da Espanha em Washington DC e Nova Iorque respetivamente, e os importadores que participarão da sessão.

A conferência discutirá as "Condições regulatórias para o acesso ao mercado dos Estados Unidos", de Miguel Ángel Martín, Subdiretor Geral do MAPA, e José Luis Kaiser, conselheiro económico e comercial, Chefe da Espanha em Washington DC. Em seguida, serão analisadas as “Oportunidades para o setor de frutas e hortaliças no mercado dos Estados Unidos”, com Jeffrey Shaw, chefe do Departamento de Promoção de Alimentos do Escritório Económico e Comercial da Espanha em Nova Iorque, que discutirá com o importador/distribuidor selecionado pelo OFECOME.

O dia15 de outubro será dedicado aos Emirados Árabes Unidos. O mercado de frutas dos Emirados Árabes Unidos está, também, em crescimento. Considerada uma porta de entrada para toda a Península Arábica, possui uma classe média cada vez mais poderosa e expatriados que valorizam produtos de qualidade e com procura crescente por produtos biológicos. Durante o dia, serão conhecidas as especificações deste mercado, pelas mãos dos responsáveis ​​do MAPA, MINCOTUR e OFECOME de Espanha nos Emirados Árabes Unidos.

O último dia, 16 de outubro, será dedicado ao mercado da Índia. A Índia possui um quadro regulatório complexo e altamente protecionista que, no entanto, oferece nichos de oportunidade para o nosso setor de frutas e vegetais, que serão analisados ​​em detalhe nesta sessão pelo MAPA como MINCOTUR e OFECOME da Espanha em Nova Delhi e os importadores participará do webinar.

Todas as conferências serão abertas por Raúl Calleja, diretor da Fruit Attraction, e María Naranjo, diretora de Alimentos, Vinhos e Gastronomia do ICEX, e no final haverá um debate em cada um dos encontros.

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip