WAPA prevê queda da produção de maçã e pera na UE

A produção de maçã na União Europeia (UE) deverá cair cerca de 20% em 2019, enquanto a produção de pera deverá registar uma quebra de 14%. Para Portugal, as previsãoes apontam para uma subida da produção de maçã, já que os números relativos à pera rocha continuam a diminuir.

Texto: Sofia Monteiro Cardoso

As previsões são do WAPA (World Apple and Pear Association), que apresentou os dados esta quinta-feira (8 de agosoto), durante a conferência anual Prognosfruit, que está a decorrer na Bélgica desde dia 7 de agosto e encerra hoje.

Em relação à colheita de pera na UE, espera-se que se limite este ano às 2 047 000 toneladas. Em Portugal, a produção de pera rocha deverá diminuir cerca de 6% face ao ano anterior, situando-se nas 152 000 toneladas. Desde 2017 que a produção portuguesa desta fruta tem vindo a diminuir.

Prevê-se também que a Itália apresente uma quebra de 30%, enquanto a produção holandesa e belga apresentam, de igual modo, descidas consideráveis em relação à pera.

Por sua vez, o prognóstico para a produção de maçã situa-se nas 10 556 000 toneladas. Apesar da descida europeia, Portugal apresenta um crescimento de 15% face ao ano anterior, sendo esperadas cerca de 307 000 toneladas de maça produzidas no território português. A Polónia, o principal produtor europeu, apresenta uma quebra de 44%. Itália e França ocupam os dois lugares restantes do pódio, sendo que a região italiana irá produzir menos 3% e a região francesa irá registar um aumento de 12%.

A produção europeia das culturas regista assim uma queda considerável em relação aos últimos três anos. A produção de maçã apresenta uma quebra de 8% em relação a tal período. Já a colheita de pera irá diminuir 9%.

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip