Viticultura: protocolo premeia investigadores da UTAD

​A primeira edição do “Prémio de Investigação Fundação Maria Rosa” foi anunciada a 29 de maio de 2015, no âmbito da iniciativa “Ciência, Vinho & Território” realizada no Parque de Ciência e Tecnologias - Regia-Douro Park.

A Fundação Maria Rosa de Mello e Faro Carvalho Borges da Gama e Filhos e a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) assinaram, assim, um protocolo de cooperação cujos objetivos passam por «promover o desenvolvimento e a difusão de projetos de interesse comum às duas instituições, nas suas áreas de trabalho, em particular a promoção de iniciativas que contribuam para o desenvolvimento económico e sociocultural do Douro», avançam os promotores do prémio.

A Fundação Maria Rosa tem como objetivos fins científicos, culturais e educativos, «visando a melhoria da vitivinicultura e engrandecimento da região do Douro, apoiando designadamente trabalhos técnicos e de investigação que, pela qualidade e interesse, contribuam para o desenvolvimento tecnológico e económico, assim como projetos com fins culturais, de beneficiência e de solidariedade social».

Por outro lado, docentes, investigadores e estudantes poderão usar parcelas de terreno na Quinta do Carvalho (Peso da Régua), em atividades pedagógicas e de investigação.

As candidaturas a esta primeira edição do “Prémio de Investigação Fundação Maria Rosa” devem ser apresentadas entre junho e setembro de 2015.

A candidatura vencedora será conhecida até ao final do ano de 2015 e o prémio formalmente entregue no dia da UTAD, em março de 2016.

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip