Viseu: investigadores usam maçã da região para produzir espumante natural de cidra

maçã bravo esmolfe

Dois investigadores da Escola Superior Agrária de Viseu estão a produzir espumante natural de cidra. O baixo teor de álcool, defendem os docentes, pode ser uma porta de entrada no mercado.

O professor António Pinto quer valorizar a maçã e garante que os produtores estão interessados. «Está feita a experiência, está testada e estão feitas cidras de várias qualidades com vários teores. Estamos a aproveitar as maçãs mais produzidas na região, como a bravo Esmolfe, e sabemos que já há muitos produtores interessados», conta.

Os outros interessados, em produzir espumante de cidra, são os alunos da Escola Superior Agrária, para quem esta experiência pode gerar oportunidades de emprego.

«Já há alguns alunos ligados à produção de maçã que querem, pelas competências aqui adquiridas, iniciar a produção a uma escala maior», garante o docente Rui Coutinho, afirmando que tal se deve ao facto deste espumante ser uma inovação, «porque a cidra existente há muitos anos em Portugal, nas grandes superfícies, é feita à base de um processo totalmente diferente».

O investigador explica que recorrem ao método champanhês, que equivale a uma segunda fermentação do produto em meio fechado.

O espumante natural de sidra, com um baixo teor de álcool, é uma ideia que começa a conquistar os produtores de maçã e pretende chegar à mesa dos portugueses.

Noutros países é uma bebida vulgar, mas em Portugal ainda não é muito conhecida.

A par desta produção, os dois docentes revelam estar também a trabalhar na criação de um vinagre de cidra.

Fonte: Renascença

 

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip