ViniPortugal promove vinhos portugueses nos mercados dos EUA e Canadá

Desde o dia 18 de outubro, a ViniPortugal tem vindo a organizar uma série de iniciativas para promover a marca Vinhos de Portugal nos mercados dos Estados Unidos da América e do Canadá. A Associação organiza estas ações com o intuito de identificar novas oportunidades de negócio para os produtores e, em paralelo, alavancar a notoriedade dos vinhos portugueses além-fronteiras.

As iniciativas começaram no Canadá, a 18 de outubro e decorrerão até dia 8 de novembro, com 14 sessões de educação para as equipas de funcionários da SAQ, que têm como principal objetivo aumentar o conhecimento sobre os vinhos portugueses neste mercado. As ações serão orientadas por Michelle Bouffard, que irá apresentar 10 referências nacionais em cada sessão, aos 750 participantes esperados. Segue-se “La Grande Dégustation de Montréal”, de 20 a 22 de outubro, onde a ViniPortugal marcará presença num stand personalizado, onde estarão 10 referências de diferentes produtores nacionais. Para além do stand, irá decorrer um Seminário “Wines of Portugal” para um grupo de 35 consumidores.

No mercado dos EUA, a cidade de Miami recebe os vinhos portugueses no dia 3 de novembro, numa Industry Conversation com um painel de 2 profissionais locais do sector, liderada por Eugénio Jardim, Embaixador da Wines of Portugal nos EUA, dirigida a profissionais de trade locais. Haverá ainda um workshop dirigido a 15 Produtores de Vinho Nacionais, que para além de irem apresentar os seus vinhos, irão aprender sobre a dinâmica e casos de sucesso do mercado de Miami. Decorrerão ainda duas provas de vinhos, em momento diferentes, uma dedicada ao consumidor final e outra a profissionais de trade locais.  

Com o intuito de estreitar laços e promover o conhecimento, não só dos vinhos portugueses, mas também da cultura vínica do nosso país, a ViniPortugal vai trazer representantes destes mercados a Portugal. As visitas terão lugar de 6 a 12 de novembro, onde 7 Importadores Americanos irão conhecer os projectos de 14 produtores nacionais. Nesta visita estão ainda contempladas masterclasses sobre vinhos portugueses e reuniões cujo o objetivo é fomentar negócios entre os dois mercados. Foram também seleccionados 5 sommeliers canadianos para virem visitar e conhecer 20 projetos de produtores de vinho portugueses, estas visitas estão agendadas para a semana de 13 a 19 de novembro.

“Estas iniciativas são muito importantes para reforçar a presença dos vinhos portugueses no mercado internacional, principalmente quando falamos de mercados como os EUA e o Canadá, que ocuparam em 2021 o 2º e 7º lugar, respectivamente, no ranking dos principais destinos dos vinhos nacionais. O mercado dos EUA registou, no primeiro semestre deste ano, excelentes resultados, com mais de 55 milhões de euros em vendas. Já o Canadá, registou no mesmo período um crescimento de 4,8% face ao ano anterior, o que se traduz num total de 26 milhões de euros em vendas no primeiro semestre deste ano”, refere Frederico Falcão, Presidente da ViniPortugal.

Através da marca Wines of Portugal, a ViniPortugal tem comunicado em mais de 20 mercados internacionais, entre os quais os Estados Unidos da América e o Canadá, sempre com a missão de destacar a excelência dos vinhos portugueses e, em paralelo, elevar a posição de Portugal em cada mercado, apresentando-o enquanto um país produtor de vinho de excelência e tornando-o uma referência a nível mundial. 

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip