Vinideas realiza ciclo de webinars sobre moléculas e vinho

O primeiro webinar é dedicado à Introdução à sensometria no mundo do vinho e realiza-se no próximo dia 2 de fevereiro. O segundo webinar concentra-se na estimativa da longevidade do vinho e nos marcados de oxidação-redução, acontecendo no dia 10 de fevereiro. 

Webinars Vinideas

O webinar dedicado à introdução à sensometria acontece pelas 15 horas e tem o objetivo de conciliar  medidas sensoriais muito mais fiáveis e representativas, o mundo do vinho tem adotado novas metodologias sensométricas desenvolvidas pela indústria agroalimentar, em particular técnicas baseadas no conceito de perfil descritivo quantitativo para caracterizar sensorialmente os produtos, correlacionar dados sensoriais e instrumentais, estabelecer mapas de preferência dos consumidores e avaliar o desempenho de um painel de provadores ou dos próprios provadores individualmente.

No segundo webinar são abordados os aspectos da longevidade do vinho e dos marcados de oxidação-redução. A longevidade dos vinhos depende de diversos fatores, incluindo a estrutura coloidal e algumas interações com compostos voláteis, bem como a sua acidez e pH. Outro aspeto muito importante é a ausência ou baixa concentração de compostos sulfurados, como mercaptanos e sulfetos. Também o excesso de compostos voláteis, como alguns aldeídos, fenóis ou aromas herbáceos, encurtam a vida aromática do vinho, assim como os aromas da sobrematuração.

Do ponto de vista químico, o aroma do vinho sofre alterações durante o envelhecimento em garrafa devido à combinação de diversas reações químicas. Por este motivo, a identificação de marcadores de oxidação- redução que definam não só um “tempo de vida útil”, como um período adequado de consumo preferencial, é de extrema importância para calcular o tempo de longevidade e o percurso dos vinhos.

As inscrições já se encontram disponíveis.

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip