Vinhos: «país fez um trabalho notável no setor nos últimos 30 anos»

vinhas

O ministro da Agricultura, Capoulas Santos, disse esta quarta-feira que nos últimos 30 anos o país fez um trabalho «notável» no setor vitivinícola e os vinhos nacionais afirmam-se a nível mundial como «vinhos de excelência».

Segundo Capoulas Santos, o país fez «um trabalho notável» em áreas como a reestruturação da vinha, a seleção e melhoria das castas, a organização dos produtores, a criação das Comissões Vitivinícolas Regionais, a vocação exportadora e o investimento na agroindústria.

O governante, que falava na Guarda, na cerimónia inaugural do Solar do Vinho da Beira Interior, que também é a nova sede da Comissão Vitivinícola Regional da Beira Interior (CVRBI), referiu que no último ano a agricultura «cresceu o dobro do resto da economia», o vinho aumentou a sua produção e também aumentaram as exportações deste produto.

«Só nos dois primeiros meses deste ano o aumento das exportações foi na ordem dos 15%», disse, acrescentando que os vinhos portugueses «afirmam-se cada vez mais no mundo inteiro como vinhos de excelência que são multipremiados e que granjeiam cada vez mais respeito», salientou, citado pela Lusa.

Capoulas Santos referiu que no futuro o objetivo é apostar «no valor: temos que aumentar as nossas exportações cada vez mais em valor, porque os nossos vinhos são de inequívoca qualidade». 

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip