Vinhos e azeites do Alentejo à prova em Lisboa

Mais de 400 vinhos e azeites de 20 produtores do Alentejo vão estar em prova, na próxima semana, em Lisboa, numa iniciativa de promoção inserida no conceito da dieta mediterrânica, anunciaram os promotores.

Segundo a Comissão Vitivinícola Regional Alentejana (CVRA), a prova de vinhos e azeites do Alentejo vai decorrer nos dias 14 e 15 de outubro, no Centro Cultural de Belém, com a presença de produtores e especialistas de ambos os setores.

A iniciativa pretende constituir-se como «um veículo de divulgação e promoção» dos vinhos e azeites do Alentejo, dentro do conceito da "Dieta Mediterrânica como Arte de Viver".

Além de mais 400 vinhos alentejanos, de cerca de 85 produtores, a "Grande Prova Mediterrânica" conta também com a participação de várias marcas de azeite de duas dezenas de produtores da região.

Promovida pela CVRA e pela Casa do Azeite, a iniciativa inclui provas de vinhos comentadas, orientadas por especialistas, conversas sobre o vinho, provas de azeites, seminários e dois “workshops” de harmonizações gastronómicas.

Com oito sub-regiões vitivinícolas, nomeadamente, Portalegre, Borba, Redondo, Reguengos de Monsaraz, Vidigueira, Moura, Évora e Granja/Amareleja, o Alentejo, que possui cerca de 22 mil hectares de vinha, exporta os seus vinhos para todo o mundo, sendo Brasil, Estados Unidos, China, Angola e Suíça alguns dos principais mercados.

Os vinhos do Alentejo englobam um total de 263 produtores e 97 comerciantes.

No setor do azeite, o Alentejo também tem um peso «determinante» na produção nacional e foi a região responsável por 76% das 100 mil toneladas produzidas em Portugal na campanha olivícola de 2015/2016.

Fonte: Lusa

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip