Vinhos do Alentejo promovem-se no Brasil

Os vinhos de cerca de 30 produtores do Alentejo vão estar em prova nos dias 8, 10 e 14 de setembro nas cidades brasileiras do Rio de Janeiro, São Paulo e Curitiba, informou a Comissão Vitivinícola Regional Alentejana (CVRA).

Segundo a CVRA, as provas de vinhos vão decorrer em três hotéis, no dia 8, no Windsor Atlântica, no Rio de Janeiro, dia 10, no Intercontinental São Paulo, em São Paulo, e dia 14, no Pestana Curitiba, em Curitiba.

O Brasil, de acordo com a CVRA, é um dos principais mercados de exportação dos vinhos do Alentejo, tendo as exportações para este país crescido 15% em 2014, em comparação com 2013.

Os eventos enquadram-se no plano de promoção externa que a CVRA tem desenvolvido nos últimos anos, sendo o Brasil um dos países preferenciais de atuação.

Além das provas livres, o programa desta iniciativa inclui ainda provas comentadas pelo crítico de vinhos português Rui Falcão.

A CVRA anunciou ainda que vai promover novamente, este ano, com a Casa do Azeite, a "Grande Prova Mediterrânica-Azeites e Vinhos do Alentejo", nos dias 16 e 17 de outubro, no Centro Cultural de Belém, em Lisboa.

Os promotores pretendem com esta iniciativa fomentar o contacto direto entre produtores, consumidores e restantes agentes envolvidos no universo do azeite de qualidade e dos vinhos do Alentejo.

Com oito sub-regiões vitivinícolas, nomeadamente, Portalegre, Borba, Redondo, Reguengos de Monsaraz, Vidigueira, Moura, Évora e Granja/Amareleja, o Alentejo, que possui cerca de 21 mil hectares de vinha, exporta os seus vinhos para todo o mundo, sendo Angola, Brasil, Estados Unidos e Canadá alguns dos principais mercados.

Os vinhos do Alentejo englobam um total de 263 produtores e 97 comerciantes.

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip