Vinhos de Monção e Melgaço investem 1 milhão de euros até 2018

A Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes vai investir mais de 1 milhão de euros até 2018 na promoção dos vinhos de Monção e Melgaço em Portugal, passando depois à aposta na internacionalização desta subregião.

vinhos

«É preciso dar a conhecer primeiro internamente as características diferenciadoras desta subregião», disse o presidente da Comissão dos Vinhos Verdes, Manuel Pinheiro, no dia em que foi lançado o selo de garantia de Monção e Melgaço, região que em 2021 deixa de ter a exclusividade de comercialização da casta Alvarinho.

O plano de promoção dos vinhos de Monção e Melgaço, que conta com três milhões de euros para um período de seis anos, passa por um forte investimento no mercado nacional em formação dirigida aos produtores e ações junto da distribuição, comercializadores, agentes de turismo e consumidores.

A partir de 2018, adiantou, o plano de promoção passa por investir nos mercados externos, apostando essencialmente naqueles para onde Portugal exporta mais vinho verde.

Estados Unidos, Alemanha, Suécia e Canadá foram os principais clientes dos 54 milhões de euros de exportações de vinho verde em 2015, explicou Manuel Pinheiro, referindo que do valor total exportado «menos de 5% é Alvarinho».

«Vamos aproveitar os mercados onde já estamos para alavancar aquele que é o produto “premium” dentro dos vinhos verdes», acrescentou. O mercado dos Estados Unidos foi o destino de mais 31% das exportações de vinho verde.

Melgaço e Monção perdem em 2021 a exclusividade de comercialização da casta Alvarinho, o que conduziu ao acordo Alvarinho, que contempla o investimento de três milhões de euros na promoção da subregião, sob a responsabilidade da Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes.

Fonte: Lusa

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip