Vinhos da Madeira com porta aberta para promoção nacional e mundial

As empresas de produção e comercialização de Vinho Madeira vão poder participar nas ações da ViniPortugal sem pagar a taxa de promoção e podem integrar as acções de divulgação no estrangeiro com «um custo muito mais baixo», sendo que o desconto majorado para os associados da Associação Comercial e Industrial do Funchal.

vinhos

Estas são algumas das vantagens de um protocolo de cooperação assinado esta semana entre a ACIF e a citada associação interprofissional do setor vitivinícola nacional.

«É a forma por excelência de ir a novas feiras, não só com custos mais reduzidos e acessíveis às empresas regionais como também de terem, em grupos que associem um mínimo de quatro empresas, uma área reservada à própria Madeira. Isso permite identificar bem a proveniência e fazer uma segmentação mais orientada», sublinhou Cristina Pedra, presidente da ACIF.

O presidente da Mesa da Secção de Vinhos da ACIF, Humberto Freitas, adiantou que este protocolo permite a participação em feiras em várias localizações do mundo e vem colmatar as ações que no passado eram organizadas pelo Instituto do Vinho, Bordado e Artesanato da Madeira (IVBAM).

Já o presidente da ViniPortugal, Jorge Monteiro, espera que este seja o início de uma relação de «cumplicidade» que pretende aprofundar no futuro.

O responsável prevê que o Vinho Madeira venha a ganhar muito com uma presença mais assídua nas salas de provas que a organização dispõe nas duas maiores cidades portuguesas.

Por exemplo, no ano passado, a sala de Lisboa serviu 23 mil provas a um público que é 95% estrangeiro, que «paga para provar e que tem vindo a apresentar indicadores de crescimento na ordem dos 20/25% por ano».

A ViniPortugal promove também provas temáticas para consumidores nacionais, «que estão disponíveis para pagar para aprender», e colabora com entidades externas que organizam masterclasses e cursos de formação de vinhos portugueses.

Até aqui os programas destes cursos estavam orientados para os vinhos de mesa e o Vinho do Porto. O Vinho Madeira poderá agora ser integrado nestas ações.

A ViniPortugal marca igualmente presença nas feiras de vinhos internacionais e leva a efeito ações de promoção em grandes cidades mundiais (Los Angeles, S. Francisco, Chicago e Nova Iorque são alguns destinos norte-americanos que constam do calendário de atividades deste ano).

Já em 2017, as empresas do Vinho Madeira tiveram oportunidade de serem integradas na representação nacional que esteve na Prowein, em Düsseldorf, Alemanha, onde a nossa Região contou com uma área personalizada.

Fonte: DNotícias 

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip