Vinhais: produtores de raça bísara criam grupo para valorizar carne de fumeiro

vinhais

Um grupo de 30 produtores da Raça Bísara constituiu um agrupamento para comercializar e valorizar a carne com proteção comunitária e distintiva do Fumeiro de Vinhais, no distrito de Bragança.

O Agrupamento de Produtores de Carne de Bísaro Transmontano foi formalmente criado e tem ainda como membros a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) e o Instituto Politécnico de Bragança (IPB).

A ideia é que mais produtores venham a integrar esta sociedade e os municípios, individualmente ou através das Comunidades Intermunicipais, além de outras forças vivas.

O novo agrupamento «tem o objetivo de organizar a produção de carne de suíno bísaro, colocando-a no mercado, encontrando os circuitos de comercialização, retirando daí mais-valias para os produtores e ter acesso às majorações das ajudas comunitárias», segundo divulgaram os promotores.

A constituição do agrupamento ocorreu durante as Jornadas do Porco Bísaro integradas no programa da Feira do Fumeiro, que decorreu este fim de semana, em Vinhais.

Os enchidos são um dos produtos com maior peso económico neste concelho transmontano, geradores de negócios de seis milhões de euros anuais.

Todas as peças de fumeiro são certificadas com Indicação Geográfica Protegida (IGP) e é obrigatória na confeção dos enchidos a carne de porco Bísaro, que goza também de protecção comunitária Denominação de Origem Protegida (DOP).

O fumeiro permitiu recuperar a raça que se encontrava em vias de extinção e que os produtores pretendem que venha agora dar origem a «um projeto que englobe toda a região de Trás-os-Montes, produtores, instituições de ensino superior», com a constituição do agrupamento.

A iniciativa é da Associação de Criadores de Suínos de Raça Bísara e aposta «na comercialização da carne certificada, Carne de Suíno Transmontano com DOP, para «dar confiança à distribuição e conquistar novos mercados».

«Esta é claramente uma iniciativa de cariz comercial que pretende tornar-se num grande projeto económico para todo o Trás-os-Montes», sublinha o agrupamento, numa nota enviada à imprensa.

A necessidade da constituição do Agrupamento «resulta também das exigências dos apoios dos Fundos Comunitários, na medida em que o Programa de Desenvolvimento Rural (PDR) faz depender muitos dos apoios que proporciona da condição dos produtores estarem agrupados».

O plano de ação para os próximos três anos passa pelo apoio à adaptação das explorações às condições do mercado, comercialização conjunta, centralização de vendas e fornecimento aos grossistas, organização dos processos, realização de estudos de mercado, criação de marcas e lançamento de campanhas de marketing.

A Carne de Porco Bísaro tem sido valorizada essencialmente na produção do Fumeiro de Vinhais e os produtores ambicionam agora «dar um verdadeiro impulso para o consumo da carne em fresco» e «retirar maior proveito e rentabilidade da atividade».

Fonte: Lusa 

Foto: Raul Coelho

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip