Vila Pouca de Aguiar recebe Feira das Cebolas

A tradicional Feira das Cebolas decorre entre 23 e 25 de setembro. Este certame regional é promovido pelo município de Vila Pouca de Aguiar e pela EHATB.

cebola

Haverá mostra e venda de produtos regionais e dois concursos nos locais habituais, o da maior cebola (Praça Camilo Castelo Branco) e o pecuário (Complexo Desportivo).

A cebola é uma das mais antigas espécies hortícolas cultivadas no mundo e é atualmente a segunda cultura hortícola mais importante (a primeira é o tomate).

Portugal tem mantido a sua produção de cebolas nas 120 mil toneladas apresentando uma balança comercial bastante deficitária (importa cem vezes mais do que exporta), pelo que há uma forte possibilidade de ser bem-sucedido.

É ainda de relevar a importância do bolbo na saúde e bem-estar das pessoas dado que a cebola é rica numa substância de origem vegetal (flavonóides) com efeitos antioxidantes, anti-inflamatório, protetor cardíaco, analgésico, antialérgico, anticancerígeno, antidiabético e anti úlcera. Entre outros fatores, consumir cebola dá a sensação de saciedade.

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip