Viana do Castelo debate agricultura biológica

O evento, intitulado “Semear o futuro no Minho - a agricultura biológica como processo de inovação técnica e sociocultural”, terá lugar a 5 de abril, na Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (ESA-IPVC).

O objetivo visa abordar várias questões ligadas à temática da agricultura biológica.

«A agricultura biológica é o futuro e está a desenvolver-se rapidamente em todo o mundo. Mas a oferta de sementes biológicas é ainda reduzida, o que constitui uma ameaça para o futuro da agricultura biológica», explica a direção da ESA-IPVC que realça o trabalho da instituição nesse setor assim como as parcerias e o trabalho que têm desenvolvido.

«Já estão a ser dados passos no sentido de, em Portugal, haver mais quantidade e diversidade de semente biológica e a ESA-IPVC, o INIAV, a SAM – Sociedade Agrícola do Minho S.A. e as Sementes Vivas têm vindo a trabalhar em equipa e em rede nesta área. Há um grande caminho a percorrer e é importante que o Minho faça parte desse processo e dos debates e oportunidades que lhe estão associados», realça a instituição.

Daí o convite a todos os interessados (agricultores, viveiristas, técnicos, fornecedores de fatores de produção ao setor agrícola, consumidores) para participarem no evento:, organizado por esta equipa.

Haverá um almoço, um ciclo de palestras e um debate no Auditório Professor Eugénio Castro Caldas da ESA-IPVC, seguindo-se uma visita a duas explorações de agricultura biológica para conversar no campo sobre sementes e agricultura biológica.

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip