Vendas de citrinos continuam a crescer devido ao coronavírus

A categoria de citrinos permanece a registar procura por parte dos consumidores, apesar dos números irregulares de vendas de outras categorias de produtos frescos. Segundo novos dados, as vendas de citrinos estão a registar uma grande recuperação a nível internacional, com o preço futuro do sumo de laranja a subir 22%, devido à pandemia de coronavírus. Contudo, em relação aos outros frescos, a situação é preocupante.

Citrinos

Apesar da compra de pânico ter diminuido, e das pessoas terem adotado medidas de bloqueio ou de distanciamento social, algumas categorias de produtos frescos foram atingidas negativamente, enquanto outras se recuperaram do choque inicial.

As frutas cítricas permaneceram as frutas globais mais procuradas durante a crise, à medida que a procura por sumos aumenta. Tal acontece pois os consumidores procuram impulsionar o seu sistema imunológico, através do aumento de ingestão de vitamina C. De acordo com a Bloomberg, os contratos futuros de sumo de laranja tiveram um aumento de 22% em março, o maior ganho mensal desde outubro de 2015", afirma a agência Tridge.

E as restantes frutas?

No entanto, o movimento global de frutas e vegetais sofreu um forte golpe no início da crise. As exportações marroquinas, um importante fornecedor de produtos frescos para a União Europeia, sofreram uma diminuição abrupta.

Agora, em relação à cultura do tomate, uma das mais afetadas, existe um grande número de fornecedores a interromper as exportações devido à queda da procura. A União Europeia registou uma queda nas importações de tomate de Marrocos, o quarto maior exportador, deixando 80% dos produtores em Souss, um importante centro de produção e exportação, para interromper os carregamentps de tomate. Vários fatores, como a diminuição da compra de pânico, os aumentos nos custos de logística para exportar para a UE, bem como as compras encorajadoras de produtos alimentares locais dos países da UE, influenciaram as exportações de tomate de Marrocos. 

A França também decidiu suspender as importações do Marrocos assim que o atual valor do contrato terminar, para grande preocupação dos exportadores marroquinos de tomate, já que o país é o mercado de exportação com maior geração de valor.

Nos EUA, as pessoas também têm menos probabilidade de comer produtos frescos em casa do que quando jantam fora, o que significa que o consumo de vegetais diminuiu. Os agricultores tentaram redirecionar os seus produtos de restaurantes para supermercados, mas ainda enfrentam dificuldades, como a falta de armazenamento para os seus stocks.

As exportações de produtos exóticos do Vietname também sofreram um grande golpe depois que o comércio com a China despencou devido a atrasos. A procura por dragões vietnamitas e melancia, os principais produtos de exportação de frutas, recuperou lentamente em abril, com a retoma do comércio para a China. As exportações despencaram em fevereiro e março, devido a atrasos na passagem de fronteiras para o país, o seu maior mercado de exportação de frutas, caindo 30% em comparação com o ano passado.

FONTE: Fruitnet

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip