Vendas a retalho desaceleram com queda na alimentação

vendas

O ritmo anual de crescimento do volume de negócios no comércio reduziu-se em mais de metade no espaço de um mês, passando de um crescimento de 1,6% em julho (face ao mesmo mês de 2014) para um aumento de 0,7% em agosto em relação ao mesmo período do ano passado.

De acordo com os dados do INE conhecidos esta quarta-feira, o abrandamento ficou a dever-se em parte ao volume de negócios na área alimentar, que passou de um crescimento homólogo de 2% em julho para um recuo de 1,2% em agosto.

O crescimento do agrupamento de produtos não alimentares - de 1,3% para 2,1% - não foi suficiente para contrariar aquela queda.

Em termos homólogos, ambas as componentes caíram em relação ao mesmo período de 2014.

Já o índice de emprego do sector mostrou uma recuperação, aumentando 1,7% em agosto (que compara com 1,5% em julho), tal como o índice de remunerações - que passou de um aumento homólogo de 4,2% em julho para 5% em agosto.

Em termos mensais, contudo, o índice remuneratório caiu 3,2% em agosto, ainda assim um abrandamento em relação à variação negativa de 3,9% no mesmo mês do ano passado. 

Fonte: Económico

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip