Vem aí uma proposta para que rótulos do leite revelem país de origem

O grupo parlamentar do PSD vai avançar com uma proposta para tornar obrigatória a especificação do local de origem nos rótulos do leite, garante o deputado e vice-presidente da bancada social-democrata, Nuno Serra.

leite

O objetivo da iniciativa legislativa, que vai ser apresentada na próxima semana, é tornar a informação mais clara e «permitir ao consumidor escolher o que quer adquirir», sublinhou Nuno Serra. 

O deputado, que esteve com o Comissário Europeu da Saúde e Segurança Alimentar questionou Vytenis Andriukaitis sobre a fiscalização da entrada de alimentos provenientes de países terceiros, com regras de segurança e qualidade alimentar inferiores às produções europeias e defendeu que «a Europa acompanhe» a proposta do PSD, segundo uma nota enviada à Lusa.

Nuno Serra acusou ainda o ministro da Agricultura, Luís Capoulas Santos, de fazer propaganda política anunciando medidas já implementadas como o do prémio de 82 euros por vaca leiteira, já previsto no âmbito das ajudas do 1.º pilar da Política Agrícola Comum (PAC).

Capoulas Santos disse, em entrevista ao Diário Económico, que quer usar o excedente dos concursos destes apoios para dar mais ajudas aos produtores de leite, estimando uma verba adicional entre sete e oito milhões de euros, que o deputado do PSD duvida que venha a estar disponível.

Num comunicado emitido na semana passada, o ministério da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural anunciou que endereçou uma carta ao comissário europeu responsável pela pasta, Phil Hogan, apelando à «rápida implementação das medidas comunitárias de apoio aos setores do leite e da suinicultura».

Em causa estão os mecanismos de intervenção no mercado (compra de leite e de manteiga e apoio à armazenagem privada de carne de porco) e a autorização para duplicação do valor das ajudas de Estado aos produtores (de 15.000 para 30.000 euros por triénio).

Segundo o ministério, sem a regulamentação comunitária desta medida, «alguns suinicultores e produtores de leite portugueses ficarão impossibilitados de aceder às linhas de crédito que o Governo português vai pôr à disposição dos setores do leite e da carne de suíno».

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip