Variedade de trigo geneticamente modificado falha objetivos

trigo

Uma variedade de trigo geneticamente modificado criada para repelir os insetos não obteve resultados satisfatórios nos seus primeiros testes de campo, um problema e possível atraso para as perspetivas de melhoria vegetal e para a redução de uso de fitofarmacêuticos.

Os investigadores do grupo de estudos Rothamsted, no Reino Unido, anunciaram o resultado de um projeto controverso de cinco anos para criar uma variedade geneticamente modificada de trigo capaz de repelir afídeos.

«Se os resultados fossem confirmados, esta seria a primeira variedade do cereal criada capaz de repelir insetos, uma prova importante para o conceito de melhoria vegetal», salientam os investigadores.

E acrescentam que, «apesar dos promissores testes em laboratório, o trigo modificado falhou no seu primeiro teste de campo, apresentando um desempenho similar à variedade convencional».

«Se a pesquisa obtivesse sucesso, os agricultores poderiam reduzir o uso de inseticidas, o que traria benefícios para o meio ambiente», concluem.  

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip