Valtra comemora 70 anos e apresenta novidades para 2021

A Valtra completa 70 anos em 2021 e está a comemorar o seu aniversário de variadas formas ao longo do ano. Hoje, dia 29 de janeiro, apresentou as suas novidades para o futuro, tratando-se esta de uma «inovação decidida com e para os nossos clientes». 

Valtra 70 anos

Se há 70 anos o foco se encontrava na mecanização da agricultura, mais tarde esse foco mudou para, por exemplo, melhorias na segurança do trabalho, explorações agrícolas em crescimento e o sucesso dos negócios rurais. Durante esta alteração de prioridades, as tecnologias e os serviços da Valtra sempre estiveram à altura da tarefa de atender às necessidades dos clientes. Nos últimos 10 anos os maiores saltos foram dados. Nos próximos anos, a Valtra acredita que a digitalização e a tecnologia de agricultura de precisão irão mudar a cara da agricultura de forma significativa.

«Os avanços iniciados há 70 anos continuam cada vez mais acelerados. Graças ao trabalho persistente de desenvolvimento de produtos, os nossos tratores alcançaram a quinta geração. Agora, nossos clientes esperam soluções inteligentes da Valtra. Estamos a realizar grandes investimentos na nossa fábrica em Suolahti, na Finlândia. O novo centro de logística acaba de ser inaugurado e uma nova oficina de pintura começará a ser construída neste verão», explicou o diretor-executivo Jari Rautjärvi.

Foco no cliente agora e no futuro

A Valtra, anteriormente conhecida como Valmet, iniciou a sua produção em série de tratores em 1951, em Jyväskylä, na Finlândia. O primeiro modelo foi o Valmet 15 que, como o nome indica, tinha 15 cavalos de potência e foi projetado para substituir um cavalo numa pequena exploração agrícola. Desde o início que as necessidades do cliente foram destacadas e foram introduzidas soluções estruturais pelas quais a Valtra ainda é conhecida: a distância ao solo era alta o suficiente para o trabalho florestal e o trator também era ideal para tarefas de manutenção de estradas. Posteriormente, a ergonomia da cabine tornou possível trabalhar dias de trabalho mais longos e seguros, com maior espaço para o operador.

A Valtra sempre teve uma relação particularmente próxima com os seus clientes. No início dos anos 1990, o sistema de pedidos do cliente foi introduzido. Isso significava que nenhum trator era fabricado na fábrica para stock; em vez disso, cada trator foi construído para um cliente específico. Graças a este sistema pioneiro de pedidos do cliente, a fábrica de tratores sempre teve informações precisas sobre as necessidades do cliente. Um número significativo de funcionários no desenvolvimento e produção de produtos vem de uma sólida formação agrícola e realmente tem um bom entendimento das necessidades dos agricultores.

A centralização no cliente tem sido o ponto de partida para o desenvolvimento de novos produtos até hoje. Os clientes foram essenciais para o desenvolvimento dos tratores de quarta geração e do premiado apoio de braço SmartTouch. Tanto as máquinas de quarta geração, quanto o SmartTouch, fácil de usar, têm sido os mais vendidos, coletando uma incrível variedade de prêmios na indústria.

Hoje, o foco do cliente da Valtra pode ser visto na ampla gama de acessórios e opções disponíveis, bem como no Unlimited Studio, onde um em cada três tratores produzidos na fábrica de Suolahti são agora feitos sob medida para as especificações exatas do cliente. As soluções Valtra personalizadas são utilizadas numa ampla gama de aplicações, incluindo agricultura, contratação, manutenção de aeroportos e até mesmo serviços de defesa. A abordagem centrada no cliente também pode ser vista nos serviços de manutenção de desenvolvimento e serviços digitais, como o Valtra Connect. O ritmo de desenvolvimento continua tão rápido como sempre, enquanto a Valtra se esforça para melhorar ainda mais os serviços e tratores de acordo com as necessidades do cliente.

O que vem a seguir? Novos regulamentos, como o Pacto Verde Europeu, padrões ambientais globais e mudanças no clima e nas condições agrícolas trazem novos desafios para a vida dos agricultores.

«As reduções em fertilizantes e pulverização, bem como a necessidade de melhorar a produtividade do solo, são motivadores para a agricultura de precisão que, por sua vez, melhora a lucratividade. Os nossos clientes precisam de máquinas inteligentes e transferência de dados perfeita entre máquinas e software de gestão agrícola. As soluções Valtra - como o SmartTouch, a orientação automática Valtra Guide e os serviços agrícolas inteligentes, como o Valtra Connect - ajudam os agricultores a atingir esses objetivos», afirma Mikko Lehikoinen, diretor de Vendas e Marketing. «A participação de soluções inteligentes está aumentando rapidamente e a Valtra está na vanguarda do movimento».

Revendedores, uma parte importante da experiência do cliente

Um componente crítico da experiência do cliente são os serviços profissionais, fornecimento de peças e vendas de tratores. A Valtra desenvolveu ativamente sua rede de distribuição.

«A equipa de vendas e serviços da Valtra está a trabalhar com novas ferramentas digitais que aprimoram a experiência do cliente e com as quais os revendedores podem evitar as necessidades de manutenção do trator, ativar os serviços de agricultura de precisão remotamente ou configurar um trator com opções de serviço e financiamento personalizadas para a necessidade exata da exploração agrícola. O cliente também pode optar por ativar recursos adicionais na sua máquina SmartTouch - as especificações do trator podem ser expandidas e atualizadas dependendo dos requisitos de agricultura inteligente do cliente», comenta Lehikoinen.

A introdução das novas ferramentas digitais começou nos revendedores Valtra selecionados na Alemanha, França e Grã-Bretanha em 2020, com o desenvolvimento e implementação das ferramentas em toda a Europa continuando este ano.

Também existiram mudanças na rede de distribuição da Valtra. A Valtra está a aumentar a sua proximidade com os clientes por meio da nomeação de novos distribuidores, por exemplo, na França, Reino Unido e Iraque. «A Valtra tornou-se uma escolha atraente para muitos distribuidores e estamos determinados a tomar medidas para crescer», diz Lehikoinen.

Modelo de aniversário especialmente equipado na Série T

Para marcar o seu 70º aniversário, a Valtra vai fabricar 70 tratores “Limited Redition” especialmente equipados. Esses modelos de aniversário estão disponíveis na série T (T174e a T254) e serão vendidos em todo o mundo.

Os modelos de aniversário especialmente equipados apresentam uma pintura metálica vermelha profunda que lembra as raízes da Valtra há 70 anos. A cor vermelha também ganha destaque nos detalhes do trator, inclusive na costura do interior em couro e na luz interna. O modelo de aniversário tem aros pretos e um emblema da Redition Limited de aço inoxidável.

Valtra Connect aprende a prever as necessidades de serviço

O Valtra Connect permite, há já vários anos, que os proprietários dos tratores e os seus técnicos de serviço locais monitorizem os dados do trator remotamente. Num futuro próximo, os clientes podem optar por disponibilizar esses dados para o Centro de Monitorização de Máquinas AGCO, onde as necessidades de serviço podem ser detetadas com antecedência por meio do processamento contínuo e da análise dos dados transmitidos pelos tratores.

«Tradicionalmente, as equipas de serviço costumavam reagir a falhas visíveis, mas no futuro também será possível prever uma ampla gama de necessidades de serviço com antecedência. Por exemplo, um componente que está no final do seu ciclo de vida pode ser trocado durante a manutenção, antes de quebrar», diz Jani Rautiainen, diretor de Peças e Serviços.

Os sensores do trator medem dezenas de variáveis ​​diferentes, como velocidades, temperaturas, pressões, horas de operação, fluxos e assim por diante. Se o Centro de Monitoramento da Máquina detectar que um componente está falhando com base em sua temperatura, horas de operação e pressão, por exemplo, uma mensagem pode ser enviada para o centro de serviço local ou para o cliente.

«O centro de serviço autorizado Valtra mais próximo do cliente receberá uma mensagem explicando a suspeita de falha, instruções para consertar a falha, uma lista dos componentes necessários e uma estimativa do tempo necessário para fazer os reparos. Isso dá ao centro de serviço e ao cliente a hipótese de chegar a um acordo sobre um horário adequado para fazer a manutenção do trator», explica Rautiainen.

O novo serviço foi testado em 2020 entre clientes em condições reais. O mesmo sistema já está em uso ou sendo introduzido para outros tratores e pulverizadores AGCO, portanto, já existe muita experiência prática com o serviço. «O serviço já está em fase de implantação. O sistema está em constante desenvolvimento, portanto, a sua capacidade de detectar possíveis problemas com antecedência e fornecer instruções de reparo aos técnicos e ao cliente está a melhorar continuamente. Este trabalho de desenvolvimento é facilitado pelo fato de que podemos utilizar as mesmas tecnologias em outros produtos AGCO».

O novo serviço será oferecido como parte do Valtra Connect, portanto, não haverá custo adicional para os clientes. Da mesma forma, nenhum novo hardware ou software será necessário. Para os clientes Valtra Connect existentes, o acesso ao serviço será simples. Naturalmente, os clientes também têm a opção de não começar a usar o novo serviço.

Valtra apresenta 5ª geração Série A

Valtra trator

O popular Valtra Série A, duas vezes vencedor do prêmio Máquina do Ano, em 2017 e em 2019, apresenta a sua 5ª geração. A gama de tratores está agora disponível com muitos novos recursos que foram solicitados pelos clientes. A série de modelos continua a incluir sete modelos à sua escolha, todos eles disponíveis como os chamados modelos GL, que apresentam uma transmissão mecânica fácil de usar. O modelo mais vendido de 105 e 115 cavalos de potência também está disponível com uma transmissão powershift de quatro etapas. Nestes modelos HiTech 4, a transmissão é controlada eletronicamente. Todas as séries A vêm com a renomada transmissão de vaivém da Valtra, incluindo o freio de mão integrado.

«Operar a Série A tornou-se ainda mais eficiente e confortável de várias maneiras. As marchas Powershift estão disponíveis em vários modelos, o apoio de braço do carregador frontal também foi atualizado nos modelos GL, os modelos de quatro cilindros têm cinco cavalos a mais de potência do que antes e o intervalo de manutenção aumentou para 600 horas», disse Marko Ojalehto, especialista em marketing de produto responsável pela nova Série A.

Mais da metade dos tratores da Série A vêm equipados com um carregador frontal na fábrica. Assim, muitas das atualizações foram projetadas para tornar o trabalho do carregador frontal ainda mais fácil, como as marchas Powershift e o apoio de braço de controle atualizado, conhecido dos modelos HT4.

A partir de agora, os modelos de três cilindros A75 – A95 estarão disponíveis com a transmissão HiTech 2 com powershift. Isso irá resultar num trabalho de campo mais eficiente e permitirá o transporte rodoviário em velocidades mais baixas do motor. Os modelos HiTech 2 têm uma transmissão de 24 velocidades à frente e 24 à ré. Além disso, todos os modelos da Série A podem ser equipados com Creeper, que reduz a velocidade mais baixa para aproximadamente 100 metros por hora.

A potência do motor foi aumentada em cinco cavalos nos modelos de quatro cilindros e agora corresponde à designação do modelo. Todos os motores atendem aos padrões de emissões do Estágio V e agora apresentam um filtro de partículas diesel (DPF), além da injeção SCR, sem recirculação dos gases de escape (EGR). A velocidade e a potência do motor agora podem ser controladas com ainda mais precisão, graças a um novo pedal do acelerador. Aumentar o intervalo de serviço de 500 para 600 horas economiza custos enquanto aumenta a quantidade de tempo de trabalho produtivo.

De acordo com os regulamentos atuais, os tratores precisam ser compatíveis com reboques com sistema de freio de circuito duplo. A Série A está disponível com freios a ar comprimido ou um sistema de freio hidráulico de reboque, os clientes podem escolher sua opção preferida.

Novos recursos na 5ª geração da Série A:

  • 5 cavalos de potência a mais nos modelos A105 – A135

  • 2 marchas powershift opcionais nos modelos A75 – A95

  • AutoTraction, que pode ser ligado / desligado

  • Freios hidráulicos de circuito duplo

  • Novo apoio de braço de controle nos modelos Gear Lever

  • Mecanismos compatíveis com Estágio V atualizados

  • Intervalos de manutenção de 600 horas

  • Tampa do motor redesenhada

  • Rodas redesenhadas

  • Botões opcionais da PTO no para-lama traseiro nos modelos HiTech 4

  • Monitorização remota Valtra Connect opcional

  • Interruptor de alimentação principal automático na chave de ignição

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip