Vagos lança parceria na área agrícola

vagos

O executivo municipal de Vagos deliberou aprovar, por unanimidade, um protocolo de cooperação entre município, Núcleo Empresarial de Vagos (NEVA) e a recentemente criada associação de desenvolvimento local “Ruralidades & Memórias”. 

Através deste protocolo será apresentada uma candidatura ao SIAC – Sistema de Apoio a Ações Coletivas para «desenvolver um plano estratégico na agricultura», tendo em conta três níveis de ação: escolha dos produtos e de todo o apoio técnico para informar os potenciais agricultores sobre essa cultura, criar possibilidade de emparcelamento para desenvolver um banco de terras (que a autarquia já se encontra a criar com o apoio técnico da AGIM – Sever do Vouga), e a área da comercialização para escoamento dos produtos a um custo justo. 

Explicações dadas pelo presidente da câmara de Vagos depois de terminada a reunião do executivo, garantindo que, a ser aprovado, este projeto “Capacitar Vagos” dará «apoio técnico para que o agricultor desenvolva os seus próprios projetos e apresente candidatura a fundos comunitários», salientando que este projeto não pretende financiar outros projetos agrícolas.

«A ideia é dar todo o apoio técnico para que possa haver candidaturas a programas específicos na área da agricultura», explicitou Silvério Regalado. 

O objetivo é «apoiar agricultores ou interessados em investir no setor agrícola no aproveitamento das mais-valias do território do concelho de Vagos». 

Neste projeto, a ser aprovado, a autarquia prevê investir cerca de 90 mil euros nos próximos dois anos. 

Um valor que pode ser reduzido caso a autarquia integre técnicos municipais neste projeto, já que os recursos humanos têm componente avaliada em termos financeiros. 

Apesar de não ter tido tempo para analisar a informação adicional enviada, o vereador João Domingues (CDS) aprovou este protocolo pelas explicações dadas e por se tratar de um projeto que não é novidade em Vagos. 

«Há muito que se fala em arranjar mecanismos para melhorarmos a nossa agricultura». Por outro lado, afirmou que se deve aprovar todos os projetos que «aproveitem ao máximo» dinheiros de fundos comunitários.

Fonte: Notícias de Aveiro

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip