UTAD recebe I Simpósio Nacional de Fertilização e Rega

A 15 de abril de 2016 o auditório de Ciências Agrárias da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), em Vila Real, recebe a I edição do Simpósio Nacional de Fertilização e Rega.

rega

O Simpósio vai ser dividido em duas partes. A parte da manhã será dedicada à rega, onde vão ser abordados temas direcionados para os sistemas de suporte à decisão na gestão da rega, para culturas perenes, rega enterrada em fruteiras e para a redistribuição hidráulica em espécies mediterrânicas.

Durante o período da tarde a temática abordada incide sobre a fertilização, mais direcionado para os novos produtos e legislações no mercado, soluções integradas na gestão dos fertilizantes a adotar, a gestão de nutrientes em culturas sem solo e a fertilização em castanheiros.

Entre os temas em debate destaque para as seguintes comunicações na área da rega: “Uso eficiente em culturas perenes”, “Rega deficitária no olival”, “Estratégias de rega na vinha”, “Rega subterrânea: critérios de desenho consoante a cultura e o solo”, “Stress hídrico estival e redistribuição hidráulica em espécies mediterrânicas”.

Já no tema dedicado à fertilização irão ser discutidos, entre outros, os seguintes temas: “Novas soluções e novas perspetivas”, “Uma solução integradora ao serviço da agricultura”, “Utilização de fertilizantes inovadores origina adubações mais eficientes”, “Fertilização em mirtilos”, “Gestão de nutrientes em culturas sem solo”, “Azoto, ambiente e futuro: produzir mais com menos” e “Fertilização em castanheiros”.

O evento, organizado pela APEA - Associação Portuguesa de Estudantes de Agricultura da UTAD, conta, entre outros, com a Revista Técnica AGROTEC como media partner.

As inscrições decorrem até dia 8 de abril de 2016.

A APEA foi fundada em 1999 por um grupo de alunos do curso de Engenharia Agrícola.

Em 2015, um conjunto de alunos de Engenharia Agronómica tomou a iniciativa de erguer esta associação com os objetivos de promover e defender os interesses dos associados, assim como o exercício e promoção da investigação científica, o desenvolvimento experimental e a formação na Área das Ciências Agrárias.

Assim surgiu a realização do I Simpósio Nacional de Fertilização e Rega, que tem como objetivo «enriquecer os alunos da UTAD e de outras instituições, assim como a comunidade envolvente», salienta a organização.

rega

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip