UTAD recebe €3,5 milhões em candidaturas do “Portugal 2020”

Várias candidaturas submetidas pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) a diferentes domínios do programa “Portugal 2020” foram recentemente aprovadas, num valor global de cerca de 3,5 milhões de euros.

UTAD

As candidaturas abrangem várias áreas e foram submetidas em parceria com diversas instituições públicas e privadas, informa a UTAD, em comunicado.

Uma das áreas que obteve maior número de projectos aprovados é da Modernização Administrativa, que «irá permitir a racionalização dos serviços de dados e voz em tecnologias IP (VOIP), reduzir a complexidade, custos de gestão e melhorar a qualidade e eficiência dos serviços; a implementação de soluções de segurança e gestão de identidades digitais alinhadas com a estratégia do ecocampus; e o melhoramento da gestão operacional da ação social»

Ainda nesta área, outro dos projetos prevê a criação de um ecossistema tecnológico com o envolvimento das Universidades do Porto, Aveiro, Católica e Instituto Politécnico do Porto, direcionado para a racionalização e redução de custos das TIC - Tecnologias de Informação e Comunicação.

Está ainda previsto um projeto promovido pelo consórcio UNorte.pt, que visa a modernização dos serviços administrativos, a consolidação de recursos adstritos à gestão, preservação da informação e a partilha de práticas e recursos entre as universidades daquele Consórcio.

Agroalimentar

Também o domínio da co-promoção, parcerias com empresas e outras instituições, obteve aprovação em quatro projetos abrangendo as áreas temáticas da alimentação saudável e sustentável em peixes; técnicas de controlo de amoníaco em instalações avícolas; terapias inovadoras para a regeneração óssea; e plataforma integrada de monitorização e avaliação da flavescência dourada na vinha.

No caso específico da Transferência de Tecnologia, foram aprovados dois projetos. Um relacionado com a Valorização Económica no Setor Agroalimentar, em parceria com a Universidade Católica, que visa a valorização da investigação desenvolvida por atores da região, promovendo a inovação e o valor na cadeia produtiva; e um outro, em parceria com a Universidade do Porto, que visa o apoio a empresas em atividades de inovação e criação de valor.

Relativamente à Promoção do Espírito Empresarial, foi aprovado um projeto que envolve a CIM do Alto Minho, a ADRIL, a ADRIMINHO, a INCUBO, o IPVC, o IPB, Associações de Desenvolvimento Local, entre outras instituições, centrado na problemática do esvaziamento das áreas rurais, associada à diminuição da população, baixos níveis de escolaridade e predominância de mão-de-obra pouco qualificada.

«Tem ainda em consideração a manutenção da agricultura, enquanto sector de relevância económica e social, com uma vasta diversidade e reconhecida qualidade de produtos locais, bem como a diversificação da economia rural. Este projeto terá a duração de 24 meses», acrescenta a UTAD.

A aprovação destas candidaturas «vem apoiar a melhoria da eficiência e eficácia da UTAD, enquanto organização, e melhorar significativamente a capacidade de intervenção da Universidade, enquanto agente promotor da ciência e do desenvolvimento, articulado em rede com outros agentes regionais», conclui aquele estabelecimento de ensino.

Foto: UTAD

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip