UTAD inaugura Unidade Experimental de Nutrição

utad

A 19 de novembro, quinta-feira, pelas 15h30, a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) inaugura a Unidade Experimental de Nutrição Professor Arnaldo Dias da Silva.

Segundo a UTAD, trata-se da reconversão das instalações existentes, construídas em 1980 juntamente com as estruturas de produção animal (vacaria, ovil e novilheiro), «que durante 35 anos tiveram um papel relevante na formação académica dos alunos dos cursos de Engenharia Zootécnica e de Medicina Veterinária e também na produção científica dos membros dos departamentos de zootecnia e medicina veterinária, entre outros».

A nova unidade vai ter o nome do Professor Emérito Arnaldo Dias da Silva, um dos professores referência da UTAD, «que ao longo do seu trajeto de vida, pessoal e profissional, contribuiu para a disseminação do conhecimento da zootecnia em geral e da nutrição em particular, sendo um grande defensor da manutenção do perfil de engenharia e da designação de “Engenharia Zootécnica”», acrescenta aquela universidade em comunicado.

Na inauguração estarão presentes antigos estudantes, o homenageado Arnaldo Dias da Silva e o Presidente da Comissão de Coordenação da Região Norte – CCDRN – Emídio Gomes, também antigo aluno de Engenharia Zootécnica.

O programa contempla uma visita às instalações remodeladas, o descerramento da placa de inauguração e um porto de honra.

«A reconversão desta infraestrutura agora denominada “Unidade Experimental de Nutrição Professor Arnaldo Dias da Silva” visa aumentar a visibilidade da UTAD, enquanto universidade e centro de investigação e possibilitar o estabelecimento de parcerias com empresas do setor pecuário e agroalimentar», vinca a UTAD.

E acrescenta que estas instalações, a par das estruturas de produção de ruminantes, aves, leporídeos, suínos, apicultura e de piscicultura constituem um dos principais pilares da investigação científica na área da ciência animal.

A renovação foi apoiada pelo projeto LabForward II - Capacitação e Requalificação de Unidades de Investigação e Desenvolvimento Científico e Tecnológico, com código de operação NORTE-07-0162-FEDER-000138, com o valor 881.420,40€, cofinanciado pelo Programa Operacional Regional do Norte ("ON.2 – O Novo Norte"), do Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN), através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER).

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip