Universidade de Lisboa e consórcio internacional juntos no combate às perdas pós-colheita
A Universidade de Lisboa junta-se ao World Food Preservation Center LLC, um consórcio internacional composto por treze destacadas universidades que se destina a reduzir as perdas pós-colheita em países em desenvolvimento, combater a escassez de alimentos e reduzir a fome no Mundo.
O World Food Preservation Center LLC é uma coligação internacional formada por 13 universidades de investigação e pelo instituto ARO Volcani Center de Israel, localizadas nos seis continentes e dedicadas a proporcionar formação avançada (mestrado e doutoramento) de elevado nível a jovens estudantes de países em desenvolvimento e a conduzir investigação nas novas tecnologias pós-colheita.
Em comunicado, as duas instituições esclarecem que o consórcio «trabalha no desenvolvimento e na translação de técnicas sustentáveis para combater as perdas de alimentos, especialmente nas economias emergentes».
«Até 50% dos alimentos nos países em desenvolvimento nunca chegam a ser consumidos, mas a investigação e translação agrícolas nesses países continuam a utilizar a maioria dos recursos na produção», acrescentam.
As entidades envolvidas no World Food Preservation Center «pretendem corrigir este desequilíbrio, procurando reduzir a insegurança alimentar através da redução de perdas, assegurando uma melhor utilização dos recursos e preservação do ambiente».
O Freshness Lab do Instituto Superior de Agronomia (ISA) é a unidade de investigação em pós-colheita da Universidade de Lisboa que, pelas suas reconhecidas competências nessa área, lidera o estabelecimento do World Food Preservation Center® na Universidade de Lisboa.
O ISA, através do Freshness Lab, «está a colaborar ativamente com as universidades parceiras do World Food Preservation Center® LLC na elaboração de um currículo para a formação avançada, ao nível de mestrado e doutoramento, para jovens cientistas e quadros dos países em desenvolvimento e na condução de investigação em tecnologias pós-colheita novas e adaptadas para reduzir as perdas pós-colheitas», informa.
Domingos Almeida, coordenador do Freshness Lab, refere que «o World Food Preservation Center® LLC pode contar com o empenho e a competência do Instituto Superior de Agronomia da Universidade de Lisboa através do Freshness Lab, a unidade de investigação especializada em póscolheita».
Charles L. Wilson, fundador, chairman & CEO do World Food Preservation Center afirma, por seu lado, que «devido ao crescimento explosivo da população, o mundo enfrenta uma previsível escassez de alimentos e vemos o World Food Preservation Center® LLC como uma abordagem sustentável de longo-prazo a esta crise».
«Temos a felicidade de contar com a Universidade de Lisboa no World Food Preservation Center® LLC para concretizar os esforços para a redução das perdas pós-colheita de alimentos nos países em desenvolvimento. A sua experiência e conhecimento serão muito valiosas para prosseguirmos», salienta Charles L. Wilson.
Saiba mais sobre o Freshness Lab aqui:
Frutas e legumes: ISA lança “Freshness Lab”