Frutas e legumes: ISA lança “Freshness Lab”

frutas e legumes

O Instituto Superior de Agronomia (ISA) da Universidade de Lisboa colocou em funcionamento uma nova unidade de investigação de translação especializada nas cadeias de valor das frutas e dos legumes: o “Freshness Lab”.

Em comunicado, o ISA explica que o novo “Freshness Lab” potencia as competências do ISA na área do consumidor e da cadeia de abastecimento de frutas e legumes, «com instalações especificamente concebidas para dar respostas aos desafios da frescura, do sabor, do valor nutricional e da segurança destes produtos».

«O “Freshness Lab” dispõe de uma sofisticada unidade piloto com as principais tecnologias pós-colheita, um completo laboratório de instrumentação especializado na análise da composição e das propriedades de frutas e legumes, um moderno laboratório de fisiologia e bioquímica da qualidade e sala de análise sensorial», acrescenta a nota.

Para além da competência técnica e científica, a equipa do “Freshness Lab” tem experiência executiva em gestão de inovação no setor agroalimentar, a nível nacional e internacional.

«A sua rede internacional permite acesso aos melhores especialistas nos mais diversos produtos e problemas das cadeias de valor», informa o ISA.

O “Freshness Lab” dispõe da mais completa e sofisticada instalação em Portugal concebida especificamente para compreender a frescura, o sabor, o valor nutricional e a segurança de fruta e legumes. As instalações piloto do “Freshness Lab” permitem estudos de “último quilómetro” entre a prateleira e o local de consumo e apoio a todas as operações logísticas a montante, desde o campo à prateleira.

A aproximação ao consumidor e às suas necessidades de informação sobre a fruta e os legumes é um objetivo central do “Freshness Lab”, «cujas competências já são procuradas por empresas das várias etapas da cadeia de valor que querem satisfazer os clientes com fruta e legumes mais frescos, saborosos, nutritivos e seguros e reduzir as perdas e desperdícios evitáveis».

Pera rocha: novo laboratório permite reduzir perdas de €40 milhões

O ISA realça ainda a parceria com 14 empresas do setor da pera rocha para acolher e gerir uma unidade de pós-colheita dedicada a esta fruta, tratando-se de «um reconhecimento por parte do setor frutícola na competência da equipa do “Freshness Lab” e na sua capacidade de aportar valor».

Os trabalhos já em curso permitirão ao setor reduzir perdas estimadas em cerca de 40 milhões de euros, avançam.

Situado no hub logístico do país, junto de portos, vias rodoviárias e ferroviárias, aeroporto, entrepostos comerciais dos grandes grupos de distribuição, prestadores de serviços especializados às empresas da cadeia de valor da fruta e legumes e próximo das principais regiões produtoras nacionais, «o “Freshness Lab” assume a sua vocação de ajudar a valorizar a fruta e legumes portugueses em Portugal e no Mundo».

Com este investimento, parcialmente apoiado por duas dezenas de parceiros empresariais, o ISA «apoia o crescimento, a diferenciação e a criação de valor das frutas e legumes portugueses nos mercados nacionais e internacionais e esclarece os consumidores mais exigentes».

Saiba mais sobre o “Freshness Lab” aqui.

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip