Universidade de Aveiro coopera com indústria do bacalhau

A Associação para a Formação Profissional e Investigação da Universidade de Aveiro (UNAVE), e a Associação dos Industriais de Bacalhau (AIB), assinaram um protocolo de colaboração na área da formação, anunciou fonte universitária.

O documento, assinado pelo presidente da Comissão Executiva da UNAVE, José Alberto Fonseca, e pelo secretário-geral da AIB, Paulo Mónica, prevê a colaboração entre as duas associações no sentido de identificar as necessidades de formação e construir ações de formação adequadas à indústria transformadora do bacalhau, de grande tradição na região de Aveiro.

Aveiro tem o maior porto de pesca longínqua em número de navios registados e «pesca descarregada», o que fez concentrar a atividade de secagem, sobretudo em torno da Gafanha da Nazaré, Ílhavo, onde se situa o maior conjunto de unidades e de capacidade de secagem do país, formando um polo industrial de produtos da pesca, com atividades transformadoras e de serviços.

A UNAVE anunciou também que passou a ter como parceiro, na área da formação contínua de professores, o Sindicato Nacional dos Professores Licenciados pelos Politécnicos e Universidades (SPLIU).

Além de uma colaboração genérica ao nível de identificação de necessidades e da construção de programas de formação, o protocolo confere aos sócios daquele sindicato condições especiais de acesso às ações de formação de professores, que são acreditadas pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua (CCPFC).

Fonte: Lusa

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip