UE incentiva países a abrir as fronteiras aos trabalhadores agrícolas sazonais

Um dos principais problemas atuais no setor agrícola é a falta de mão-de-obra para as colheitas, muito devido ao encerramento de fronteiras de vários países causado pela propagação do coronavírus. No entanto, a Comissão Europeia  publicou diretrizes sobre trabalhadores considerados “essenciais” que, além de trabalhadores da saúde, cientistas e forças de segurança, também se aplicam a transportadores, trabalhadores agrícolas sazonais, técnicos de energia ou pessoal de infraestrutura.

Agricultura

O guia também se refere aos controlos médicos que os trabalhadores que chegam aos países devem ter.

"Os trabalhadores sazonais na agricultura desempenham um papel crítico em algumas circunstâncias na colheita, no plantação e no cuidado das explorações", de modo que os países devem tratar os respetivos enquanto "trabalhadores críticos" e "informar as suas empresas da necessidade de fornecer o material de proteção adequado".

Se o trabalhador apresentar febre e as autoridades considerarem que ele não deve continuar a viajar para o país onde é pretendido que desempenh funções, a pessoa em questão deve receber a mesma assistência médica que um cidadão nacional do país em que está.

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip