UE e Islândia celebram acordo de livre comércio e proteção de Indicações Geográficas

islandia

A Comissão Europeia (CE) e a Islândia assinaram dois acordos sobre a liberalização do comércio de produtos agrícolas e alimentares, incluindo um relativo à proteção das Indicações Geográficas.

Em nota de imprensa, a CE refere que estes acordos representam um passo importante para a integração do mercado entre a União Europeia (UE) e a Islândia de mais de 95% dos produtos agrícolas transformados e outros livres de impostos, permitindo à Islândia aumentar o acesso isento de direitos a 91,3% dos produtos agrícolas provenientes da UE em termos de valor comercial.

A UE vai ainda beneficiar de um crescimento das quotas, em particular para o queijo, carne de bovino, porco e aves e, em simultâneo, a Islândia vai ganhar acesso adicional às suas exportações por um período de transição de quatro anos, correspondente de um contingente atual de 380 toneladas para quatro mil toneladas.

Em relação ao assentimento sobre as Indicações Geográficas (IG), a lista de 1.150 produtos agrícolas protegidos da UE e de géneros alimentares vai poder desfrutar na Islândia do mesmo nível de proteção do mercado da UE.

O comissário europeu da Agricultura, Phil Hogan, refere na nota enviada às redações que o acordo expressa a vontade dos dois lados para promover e desenvolver o comércio de produtos de qualidade, beneficiando os agricultores e a atividade dos setores, tanto na Islândia como na UE.

Os acordos serão encaminhados para as autoridades competentes da UE e da Islândia para análise e aprovação formal antes da sua entrada em vigor.

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip