UE: Copa/Cogeca propõe medidas para as frutas e hortícolas

O Copa/Cogeca, organização europeia que representa agricultores e cooperativas, considera positiva a intenção da Comissão Europeia em estender o apoio às frutas e hortícolas da UE até 2017, mas avisa que poderá não ser suficiente para atenuar os impactos ou compensar os produtores pelas suas perdas.

tomate

Pekka Pesonen, secretário-Geral do Copa/Cogeca, salienta, em comunicado, que os produtores de frutas e hortícolas ainda estão numa situação de crise, resultante do embargo Russo. Os preços e as exportações ainda não recuperaram.

Considerou ainda como um passo positivo a alteração do prazo de apoio para 30 de junho de 2017, embora considere negativo o corte de 70% nas quantidades elegíveis para apoio sob este novo regime.

Desta forma, o Copa/Cogeca propõe que a Comissão:

- defina as quantidades máximas garantidas de cada Estado-membro de acordo com a quantidade exportada para a Rússia e respetivas produções de frutas e hortícolas;

- aumente o nível de ajudas compensatórias para a retirada de produtos do mercado, dando prioridade a destinos diferentes dos da livre distribuição;

- assegure que os prazos de pagamento aos agricultores são diminuídos;

- aumente para os Estados-membros o volume de 3.000 para 5.000 toneladas e garanta a flexibilidade e elegibilidade dos produtos. 

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip