UE avalia positivamente os sistemas de exportação de citrinos da Argentina

A União Europeia (UE) avaliou satisfatoriamente os sistemas de exportação de citrinos da Argentina, segundo os resultados de uma auditoria realizada por uma delegação do bloco comunitário entre 15 e 25 de fevereiro 2016.

citrinos

A Argentina dispõe de um sistema de exportação de citrinos com medidas em cada etapa crítica do processo e reforçou consideravelmente os controlos fitossanitários para minimizar o risco de deteções de pragas de quarentena nos pontos de entrada da UE, durante o período de 2015/2016, avaliaram os auditores durante a reunião final com autoridades do Serviço Nacional de Sanidade e Qualidade AgroAlimentar (Senasa).

A delegação europeia também manifestou a sua conformidade com os sistemas que implementa o organismo estatal argentino para cumprir com os requisitos fitossanitários e de segurança exigidos pelo mercado europeu.

A UE terá que enviar a informação sobre a missão, com as recomendações, e a Argentina realizar os comentários e a proposta de um plano de ação em caso de corresponder.

Durante 2015, as exportações de citrinos frescos para países da UE totalizaram mais de 170 mil toneladas, entre limões, laranjas e tangerinas.

Para esta campanha estima-se um aumento nos volumes exportados.

Fonte: Agrodigital 

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip