UAlg estuda relação entre o setor agroalimentar e Turismo do Algarve

agroalimentar

A Universidade do Algarve (UAlg) vai dar início a um estudo de diagnóstico da realidade das trocas comerciais entre o setor agroalimentar e os hotéis e restaurantes na região.

Sob a alçada do projeto “Agrotur”, que tem como objetivo reforçar fatores de competitividade das empresas agroalimentares dos territórios de baixa densidade do Algarve, o estudo propõem caracterizar a oferta existente nestes territórios e a procura das empresas do setor do Turismo do Algarve, mapeando, por um lado, as parcerias já existentes e, por outro, analisando estratégias de comercialização e de distribuição.

Em comunicado, a universidade revela que já foram visitadas várias freguesias de baixa densidade incluídas no projeto e, afirma que «apesar de terem uma população bastante envelhecida e mais mobilizada para a produção agroalimentar de subsistência, verificou-se que essa realidade pode estar a mudar».

«Existe já um conjunto pequeno, mas significativo de exceções: para além dos pequenos produtores que se lançaram com os anteriores programas de apoio e cujos projetos têm vindo lentamente a vingar, encontram-se jovens empreendedores que, com a recente crise, se instalaram nestas zonas mais rurais para capitalizar património familiar até aqui abandonado», continua a UAlg no mesmo documento.

O projeto “Agrotur – Promoção de produtos agroalimentares dos territórios de baixa densidade no setor do turismo” vai decorrer até ao final de 2017.

É uma iniciativa conjunta do NERA, da UAlg e da Tertúlia Algarvia, financiada pelo CRESC – Algarve 2020.

Os interessados em obter mais informação sobre o projeto deverão contactar o CRIA, através do endereço electrónico cria@cria.pt. 

Fonte: Postal

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip