Trancoso: em novembro há Feira da Castanha e Paladares de outono
Trancoso é palco nos dias 6, 7 e 8 de novembro de 2015 de mais uma edição da Feira da Castanha e Paladares de outono.
Numa organização conjunta da Câmara e da empresa municipal Trancoso Eventos, a edição de 2015 realiza-se no Pavilhão Multiusos da cidade de Trancoso, e que conta nesta edição com a duplicação do espaço destinado aos expositores.
Marcam presença no certame, produtores de castanha, empresas de maquinaria agrícola especializada para a cultura de soutos, empresas comercializadoras de produtos para tratamento do castanheiro, empresas transformadoras da castanha, associações, cooperativas e instituições ligadas a este setor produtivo.
Diversos eventos vão integrar a programação da feira, envolvendo os produtores e o público potencial consumidor, como “showcookings”, conferências, exibição de jogos tradicionais e espetáculos musicais.
No sábado, dia 7 de novembro, terá lugar a realização das “Jornadas Técnicas sobre o Castanheiro” no auditório do Pavilhão Multiusos de Trancoso.
Recorde-se que no Âmbito da parceria estabelecida entre a Câmara de Trancoso e a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) foi assinado, a 29 de julho de 2014, um protocolo tendo por objetivo promover o reforço da cultura do castanheiro no concelho de Trancoso.
«Este protocolo pretende fomentar a implementação de práticas de cultivo conducentes à melhoria da produtividade do castanheiro no concelho de Trancoso, mediante a realização de um conjunto de ações de experimentação em soutos disponibilizados para o efeito, bem como através da transferência de conhecimentos quer para o Gabinete Técnico do Município, quer diretamente para os produtores», salienta o município.
A produção de castanha em Portugal é de cerca de 33 mil toneladas, das quais 70% são exportadas. Trancoso é responsável por 5% da produção nacional que gera para os produtores do concelho um rendimento de cerca de 3 milhões de euros anuais.
A área de castanheiro evoluiu em Trancoso de 855ha em 1999 para 1348ha em 2009, o que representa um aumento de 57%, segundo dados da câmara.
Trancoso integra ainda uma das quatro regiões demarcadas de produção de castanha, a DOP “Soutos da Lapa”, detendo o maior número de explorações e área plantada nesta região.
As variedades protegidas por esta denominação de origem são a “Longal” e a “Martaínha”.
«Ambas podem ser utilizadas para o mercado de fresco ou para a indústria, têm bom sabor e poder de conservação. Sendo a variedade Martaínha mais precoce de maior calibre que a Longal, e por isso mais valorizada no mercado, tem merecido maior preferência dos produtores em detrimento da Longal. A variedade de castanha “Martaínha” é verdadeiramente a imagem de marca da castanha de Trancoso e da DOP “Soutos da Lapa”», refere a autarquia.