TPP: o acordo entre 12 países que vai mudar as regras globais

comercio

Responsáveis por 40% do comércio global assinaram um acordo que vai reduzir taxas, regulamentar o comércio, prevenir tráfico e defender o ambiente.

Quarenta por cento da economia mundial ficará unida pelo maior acordo regional que alguma vez foi alcançado e que viu a sua redação final assinada esta segunda-feira pelos seus 12 países membros: o TPP - Trans-Pacific Partnership, na sigla inglesa, parceria transpacífica - pode vir a ser modelo para parcerias futuras a nível do comércio global, esperando-se a partir de agora que venha a ser ratificados pelos parlamentos dos países membros, incluindo o debate que decorrerá no Congresso norte-americano.

O acordo resulta de quase oito anos de negociações - mais os cinco dias seguidos de negociações finais que agora terminaram em Atlanta, nos Estados Unidos.

O acordo entre os Estados Unidos, Austrália, Nova Zelândia, Canadá, México, Peru, Chile, Japão, Vietname, Malásia, Singapura e Brunei pode ser visto como “feito de Barack Obama” que constituirá “um legado” da sua política externa na medida em que será um “pivot” do estreitar de relações dos Estados Unidos com as economias orientais de crescimento rápido, depois de anos de investimento do país no Médio Oriente e no Norte de África, como escreve a edição internacional desta terça-feira do diário nova-iorquino “International New York Times”.

Os principais pontos do acordo dizem respeito à redução de tarifas alfandegárias (em 18 mil categorias de bens) assim como outro tipo de barreiras ao comércio internacional.

Além disso, o acordo prevê regras uniformes na propriedade intelectual das empresas, a abertura da internet até no regime comunista do Vietname, um ataque ao tráfico de animais selvagens e a abusos ambientais.

Fonte: Expresso 

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip