Tomate para a indústria com produtividade próxima da média dos últimos cinco anos

Segundo o Boletim Mensal de Agricultura e Pescas do Instituto Nacional de Estatística (INE) relativo a agosto, a colheita do tomate para a indústria iniciou-se no final da semana 30 (20 a 26 de julho).

Tomate

Embora a generalidade das plantações apresente bom desenvolvimento vegetativo e coloração intensa, os picos de temperatura registados ao longo do mês poderão ter afetado o vingamento dos frutos nas parcelas de plantação mais tardia, situação que poderá comprometer a produtividade potencial destas searas.

As perspetivas apontam para um rendimento unitário de 88 toneladas por hectare, em linha com a média quinquenal 2015-2019 e 10% abaixo do alcançado na campanha anterior (que foi, recorde-se, a que registou a maior produtividade das últimas três décadas).

No girassol as previsões apontam para uma redução de 5% no rendimento unitário, face à campanha anterior.

Rendimento unitário da batata de regadio semelhante ao alcançado na campanha anterior

Tal como para a maioria das culturas de primavera, registaram-se dificuldades na plantação da batata, principalmente nas mais tardias (abril). O elevado teor de humidade do solo, aliado a altas temperaturas e precipitação abundante, originou o apodrecimento de muitos tubérculos, bem como o aumento da pressão das doenças criptogâmicas (nomeadamente o míldio da batateira), o que condicionou o desenvolvimento inicial destas culturas.

Debeladas estas questões (replantando as searas com emergências deficientes e aumentando a frequência dos tratamentos preventivos ou curativos), a maioria dos batatais alcançou a fase de maturação e colheita em boas condições de desenvolvimento.

Estima-se um rendimento unitário semelhante ao alcançado na campanha anterior. As colheitas já realizadas confirmam, em geral, a boa qualidade dos tubérculos.

Pontualmente, e devido ao calor da segunda quinzena do mês (que, ao originar fendas no solo, facilitou a postura de ovos da traça nas batatas), observam-se casos de colheitas com menor qualidade ou com menor capacidade de armazenamento.

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip