Tigelada e mel em destaque em Proença-a-Nova

A Feira da Tigelada e do Mel, que se realiza em Proença-a-Nova no fim de semana de 23 e 24 de julho, destaca uma das principais especialidades gastronómicas do concelho e um dos ingredientes que lhe dá o sabor característico.

tigelada

Neste certame, 20 associações vão disponibilizar ao público as tigeladas no tradicional caçoulo de barro, havendo a expectativa de ultrapassar as 1500 unidades vendidas em 2015, adianta a câmara.

Para além da vertente do mel, este ano a novidade é o aumento do número de dias de feira, ocupando o fim de semana completo (dia 23 de julho das 18h00 às 02h00 e dia 24 de julho das 12h00 às 18h00).

Paralelamente à venda da tigelada haverá igualmente um bazar de artesanato e venda de mel diretamente do produtor.

Presume-se que a tigelada tenha nascido na zona sul do concelho, com clima e vegetação mais propícias à instalação de colmeias, mas rapidamente se tornou presença obrigatória em momentos festivos como os casamentos, batizados ou as festas populares nas aldeias.

Na confeção da tigelada, o mel e o leite de cabra são ingredientes indispensáveis para se conseguir o seu sabor característico, sendo a cozedura feita em caçoulos de barro.

Outro segredo está na temperatura do forno a lenha, que se quer bem aquecido.

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip