Tetra Pak e Sociedade Ponto Verde lançam 2ª edição de concurso nacional de incentivo à reciclagem

A Tetra Pak, em parceria com a Sociedade Ponto Verde, anuncia o lançamento da segunda edição do concurso “Melhor Desempenho, Mais Reciclagem”. Após os resultados animadores de 2021, a iniciativa está de volta para continuar a incentivar os Sistemas de Gestão de Resíduos Urbanos (SGRU), de Portugal continental e ilhas, bem como os seus beneficiários, a aumentarem os níveis de recolha das embalagens de cartão para alimentos líquidos da Tetra Pak (ex: embalagens de leite, sumos, natas, vinhos, entre outros).

O concurso estará a decorrer até ao final deste ano e não carece de inscrição. No início de 2023 irão ser analisados os dados obtidos e, os SGRU que registarem o maior aumento percentual de embalagens de cartão para alimentos líquidos encaminhadas para reciclagem, face ao ano de 2021, serão os vencedores da iniciativa.

Cada um dos vitoriosos será premiado com o valor de 5.000€ (cinco mil euros), que deverá ser atribuído a uma organização de caráter social, escolhida pelo SGRU vencedor, cuja atuação decorra na sua área de gestão, premiando assim toda a comunidade que contribuiu para alcançar o objetivo comum.

Ingrid Falcão, responsável pela área de sustentabilidade da Tetra Pak Ibéria, explica: “Lançámos este concurso em 2021 com o mote de reconhecer o trabalho dos SGRU, bem como de incentivar as comunidades a apoiá-los na sua importante tarefa: aumentar a reciclagem das embalagens de cartão para alimentos líquidos colocando-as no ecoponto amarelo. Após os resultados bastante positivos do ano passado, este ano estamos de volta para premiar não um, mas três SGRU, que com esta distinção irão apoiar mais causas sociais.”

Ana Trigo Morais, CEO da Sociedade Ponto Verde (SPV), afirma: “A SPV une-se uma vez mais a esta iniciativa, privilegiando uma comunicação de proximidade às populações, que através da colocação dos pacotes de bebidas no ecoponto amarelo estarão a contribuir para a proteção do ambiente, para um ciclo de vida mais sustentável destas embalagens, mas General também para ajudar a sua comunidade, juntamente com as suas autarquias e os responsáveis pela recolha das embalagens nos seus ecopontos. É com este espírito de cooperação e envolvimento entre todos que será possível promover a circularidade das embalagens”.

A aposta na segunda edição deste concurso, em parceria com a Sociedade Ponto Verde, dá continuidade ao percurso que a Tetra Pak tem vindo a fazer, em Portugal, para sensibilizar a população para a colocação das embalagens de cartão para alimentos no único local que lhes dará uma segunda oportunidade: o ecoponto amarelo.

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip