Tetra Pak atinge marco de 50 biliões de embalagens de cartão recicladas por ano

Em apenas quatro meses, a Tetra Pak, em conjunto com players do setor – empresas de reciclagem, produtores de plástico e outras organizações da indústria – investiu mais de 11,5 milhões de euros para criar novas soluções de reciclagem complementares na Turquia, Arábia Saudita, Ucrânia e Austrália que permitam a reciclagem de embalagens de cartão.

Desde a construção de unidades de reciclagem a partir do zero, passando pela cooperação transfronteiriça, o aumento da capacidade em 50%, a triplicação da capacidade de produção do elemento PolyAl das embalagens de cartão, até à conceção de uma parceria público-privada, estes projetos partilham uma característica única e crítica.

Este investimento irá permitir a reciclagem de todos os componentes de uma embalagem de cartão usada, transformando-os em materiais e bens de qualidade.

Uma vez totalmente operacionais, as novas soluções de processamento irão permitir reciclar mais 45,000 toneladas de embalagens de cartão, fazendo com que a Tetra Pak alcance o valor global de mais de 50 biliões de embalagens recicladas por ano.

Este investimento contribui significativamente para os valores de reciclagem de cada um dos países, bem como para os países vizinhos de algumas das novas unidades.

Tatiana Liceti, Vice-Presidente para as operações de mercado da Tetra Pak, comenta: "As embalagens de cartão são recicladas em todo o mundo através de infraestruturas eficientes de gestão e reciclagem de resíduos. A aceleração deste processo exige que todos os interessados desempenhem um papel ativo, inclusive os governos, autoridades locais, produtores e consumidores. Pretendemos continuar a investir na expansão da capacidade de reciclagem, bem como no desenvolvimento de tecnologias inovadoras, para que as embalagens de cartão pós-consumo possam ser reintroduzidas na economia. Além disso, sendo a sustentabilidade uma das três principais prioridades dos nossos clientes, estando em primeiro lugar a adaptação às suas necessidades, esta aposta ajudá-los-à a atingir os seus objetivos."

O trabalho conjunto para aumentar os níveis de reciclagem e contribuir para uma economia circular sempre foram um dos objetivos e propósitos da estratégia de sustentabilidade da Tetra Pak.

Os investimentos e parcerias pioneiras da empresa nos últimos 10 anos contribuíram para apoiar mais de 170 operações de reciclagem internacionais que possibilitaram a reciclagem das embalagens de cartão. O que está a mudar é o ritmo da ação.

Como demonstrado no último Tetra Pak Index, aproximadamente 50% dos consumidores irá reciclar mais este ano para contribuir para a luta contra as alterações climáticas.

A par disso, quando questionados sobre encontrar soluções para questões ambientais e de resíduos, os consumidores classificam as empresas de embalagem em terceiro lugar - atrás das marcas de alimentos e bebidas e dos governos. As condições-chave para satisfazer esta procura crescente incluem:

- Acesso conveniente à reciclagem

- Separação clara de resíduos

- Suficiente capacidade de reciclagem

Esta maior consciência entre os consumidores realça a importância de ter soluções industriais que possam apoiar uma mudança nos hábitos de reciclagem.

Lars Holmquist, Vice-Presidente de Sustentabilidade e Comunicação na Tetra Pak, conclui: "Com mais tempo a ser passado em casa devido às restrições do COVID-19, a pegada de lixo doméstico é mais elevada. Com o intuito de resolver esta questão, os consumidores estão a adaptar as suas rotinas diárias, e a tomar uma atitude. Estamos a ajudá-los nesta jornada com o aumento da sensibilização sobre como podem ter um papel ativo através da reciclagem, enquanto construímos suportes que permitam a realização da mesma. Isto, em colaboração com a indústria alimentar, municípios e infraestruturas ao longo de toda a cadeia de valor de reciclagem. Estas novas soluções completas são uma prova do esforço conjunto necessário para realizar o nosso objetivo final - um mundo onde todas as embalagens de cartão são recolhidas, recicladas e nunca se tornam lixo."

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip